Nova Iguaçu encerra a Semana da Água com ciclismo e música

Passeio ciclístico, música e contato com a natureza. Foi desta maneira que a Semana da Água, promovida pela Prefeitura de Nova Iguaçu, foi encerrada neste domingo (27). Cerca de 200 pessoas, entre elas o prefeito Rogerio Lisboa, percorreram cerca de 9km entre o Paço Municipal e o Parque Natural Municipal para participar do “Música na Natureza”. O evento, parceria entre Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) e Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), foi retomado após dois anos suspenso por causa da pandemia de Covid-19.

O prefeito esteve na antiga sede da Fazenda Dona Eugênia, conhecida como “Casarão”, e em alguns poços de águas cristalinas do parque, aproveitando para se refrescar após pedalar os 9km.

“Esse evento foi muito bom. Reuniu as pessoas em uma atividade saudável e ecológica, em um local lindo, permitindo que quem não conhecesse o Parque Municipal tivesse essa oportunidade”, afirmou o prefeito Rogerio Lisboa. “Estou apaixonado pelo ciclismo. A atividade física em contato com a natureza é a melhor coisa do mundo. Em maio, faremos outra atividade de ciclismo na área de Tinguá, entre Nova Iguaçu e Xerém. Temos que explorar isso, pois é um evento para a família. Além disso, atrai pessoas de várias regiões”.

Para que o ciclismo ocorresse com segurança e não causasse transtornos no trânsito, já que os participantes utilizaram a Via Light e o Viaduto do K-11, a Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (SEMTMU) e a Polícia Militar foram acionadas, dando apoio até o Parque Natural.

“Estamos encerrando com muito brilho a nossa Semana da Água, que teve muita reflexão, debates e preservação do meio ambiente. Vamos estruturar melhor nosso espaço no Parque, terminando a reforma da rampa de voo livre da Serra do Vulcão e das trilhas das estradas. Isso tudo é uma combinação de cultura, esporte, meio ambiente e turismo. A ideia é atrair mais pessoas para despertar uma maior consciência para a preservação do nosso patrimônio ambiental”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Fernando Cid.

Quem foi ao Parque curtiu o som de Robson Valentin e Marlon Esteves, que cantaram diversos sucessos internacionais e nacionais, como a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes.

Moradores do bairro de Jardim Canaã, em Nova Iguaçu, a ciclista Jéssica Castor Silva, de 30 anos, e o filho Júlio, de 14, conheceram pela primeira vez o Parque Natural e ficaram encantados com a beleza do local.

“A pedalada já é incrível e no meio do verde fica ainda melhor, pois estamos em contato com a natureza. Foi um dia perfeito. Fui à cachoeira, pratiquei esporte e ouvi uma boa música. Quero voltar mais vezes com os amigos. Temos um paraíso perto de casa”, vibrou ela.