Nova Iguaçu faz ação de conscientização no trânsito

Panfletos educativos e rosas brancas foram alguns dos itens distribuídos para motoristas em plena Via Light, no Centro de Nova Iguaçu, nesta quarta-feira (25), durante ação de conscientização da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (SMTMU). Com o slogan: ‘Gentileza gera Gentileza’, a ação faz parte da Semana Nacional de Trânsito, que deu início no último dia 18. Nesta quinta-feira (26), agentes irão conscientizar os motoristas nas proximidades da Praça Rui Barbosa.
“Temos que conscientizar os condutores, pois muitos continuam usando o aparelho de celular enquanto dirigem, avançando sinais de trânsito e causando acidentes, alguns graves. Percebemos que ainda há muitos motociclistas sem o uso de capacete e pilotando de chinelo. Alguns ainda insistem em avançar a faixa de pedestre, pondo em risco a vida das pessoas”, afirmou o secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Nova Iguaçu, Leonardo Bastos Callijão.
O foco da campanha de trânsito são os motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas, e visa mudar o comportamento da população.
Ainda segundo o secretário, os casos que mais preocupam são os acidentes envolvendo motocicletas e carros.
“No primeiro semestre deste ano, houve bastante casos envolvendo colisão entre moto e carro. Estamos conscientizando os motoristas até mesmo para que estes números sejam reduzidos”, enfatizou o secretário.
De acordo com dados divulgados recentemente pelo Governo Federal, de 2008 a 2017, cerca de 500 mil pessoas perderam a vida no trânsito brasileiro e outras três milhões ficaram com algum tipo de invalidez permanente.

Segundo o diretor-geral do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), Joé Sestello, os acidentes de trânsito impactam diretamente nos atendimentos da unidade. “Estas ações de conscientização são importantes para que os motoqueiros entendam a importância do uso do capacete. Recebemos pacientes acidentados de todos os lugares da Baixada, como de rodovias e estradas, muitos em estado grave. Esta situação impacta no atendimento do hospital que enfrenta diariamente problema de superlotação”, afirmou ele.

“A pessoa deve ser mais cortês no volante e entender que, no trânsito, o sentido é a vida. Essa ação é importante para diminuir o número de acidentes, pois hoje em dia o motorista está muito mal educado, se sentindo o dono da rua. Tem que haver respeito às leis de trânsito. Só assim vamos evitar mortes no volante”, disse o motorista de aplicativo Alexander Dias Ferreira, de 48 anos.
Para o motorista do caminhão Carlos José dos Santos, de 39, o uso de celular no trânsito têm sido uma das maiores causas de acidentes. Ele conta que já teve o carro atingido duas vezes por veículos conduzidos por motoristas imprudentes.
“Me incomodo mais com isso, pois vejo motoristas falando ao celular e distraídos na direção. Essa atitude irresponsável pode matar”, afirmou.
Quem passava a pé pela Via Light também recebeu panfletos educativos e rosas brancas. A atendente Monique Raquel Borges da Silva, de 38 anos e sua filha Camile, de 12, foram orientadas a só atravessar a rua na faixa de pedestres e quando o sinal estiver fechado para os motoristas.
“A segurança no trânsito também depende de nós pedestres. Temos que colaborar. Eu só atravesso na faixa. Nossos maiores vilões são os motoqueiros, que tentam cortar os carros e acabam colidindo com outros veículos ou atropelam os pedestres. Já tive um primo atropelado por uma moto, foi horrível”, contou Monique.