Ação educativa para motociclistas marca a campanha ‘SOS Hospital da Posse’

Em agosto do ano passado, Wagner da Silva Andrade, de 24 anos, sofreu um acidente de moto. Morador de Mesquita, foi levado para o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), onde teve o diagnóstico de fratura no tornozelo. Fez cirurgia, ficou internado por uma semana e após se recuperar, voltou a pilotar. Nesta sexta-feira (05), ele passava pela Rua Professor Paris, sentido Via Light, no Centro de Nova Iguaçu, quando foi abordado por agentes de trânsito e segurança pública do município durante o Dia D da campanha ‘SOS Hospital da Posse’, que teve como objetivo conscientizar motoristas sobre o uso dos equipamentos de segurança e a pilotagem defensiva.

“Eu estava com capacete, calçado, tudo certinho, a caminho do meu futebol quando me choquei com outra moto e caí na pista. Graças a Deus fui socorrido para o Hospital da Posse e consegui me recuperar”, disse Wagner. Ele elogiou a ação da campanha, que tem a finalidade de reduzir o número de acidentados de moto que chegam à maior emergência da Baixada Fluminense. “Ações como essas são fundamentais. Tem vários motoqueiros que não tem noção de velocidade e acham que são os donos da pista. Precisamos parar um pouco e reaprender, pois não podemos esquecer o básico” afirma Wagner.

Os agentes de trânsito contaram com o apoio de equipes do HGNI. Enquanto eles entregavam panfletos, a direção do hospital conversava com os motociclistas sobre a importância do uso dos equipamentos de segurança, principalmente do capacete, já que os casos de lesão na cabeça são considerados muito graves. “O traumatismo crânio-encefálico (TCE) é gravíssimo. Nosso cérebro tem especificidades grandes e qualquer trauma pode levar a alterações definitivas na vida da pessoa. O tratamento precisa ser imediato. Esse paciente vai ficar mais tempo no CTI, no respirador e serão necessários mais exames para controlar a lesão”, alerta o diretor médico, Lino Sieiro. Ele lembra que, além dos danos aos pacientes, os acidentes de moto oneram as contas do hospital. O médico cita como exemplo, além dos casos de traumatismo crânio-encefálico (TCE), as fraturas expostas, que precisam de uma atenção imediata e também custam caro.

A campanha foi criada pelo HGNI em parceria com representantes de Nilópolis, Mesquita, São João de Meriti e Japeri, as polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros, como forma de tentar reduzir os números de acidentados de moto que chegam à emergência. No ano passado, foram 1.646 casos, cerca de 46% do total de acidentados no trânsito. O diretor médico fez questão de agradecer a ação conjunta dos municípios e reforçou que esse pode ser um aliado poderoso para o HGNI. “Sem dúvidas é uma ação extremamente providencial que esperamos que seja eficaz. Percebemos que a quantidade de óbitos, pacientes com sequelas, atendimentos e o gasto com tratamento poderia ser muito menor com a prevenção destes acidentes, principalmente dos motociclistas que andam sem capacete. O volume e a gravidade das lesões é muito grande”, completa Lino.

Um levantamento do Corpo de Bombeiros revelou que a maioria dos acidentes de trânsito acontece entre quinta-feira e domingo. Por esta razão, a campanha foi pensada para conscientizar quem vai curtir e voltar do fim de semana. De acordo com o Secretário de Segurança Pública de Nova Iguaçu, coronel Roberto Penteado, a ação vai continuar acontecendo semanalmente, em parceria com a Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Nova Iguaçu. “Fizemos um planejamento junto com o secretário e com a PM para as operações seguirem em todos os municípios até conseguirmos um efeito benéfico dentro do HGNI”, explica o secretário.

Além de Nova Iguaçu, as ações aconteceram simultaneamente em outros quatro municípios da região. Na Avenida Automóvel Clube, em São João de Meriti, na Avenida Baronesa de Mesquita, em Mesquita, na Avenida Getúlio de Moura, em Nilópolis e na Rua Tenente Jerônimo Costa, em Japeri. O coronel Marcus Amaral, do 3° CPA (Comando de Policiamento de Área) do 20° BPM (Mesquita) destacou a importância da ação. “É fundamental. Tem que estar todo mundo engajado nisso. Afinal, qualquer acidentado na via pública ou um policial que porventura tenha que ser atendido de forma urgente, será conduzido inicialmente para o HGNI”, afirma.

A exemplo de Nova Iguaçu, os municípios de Nilópolis, Japeri, São João de Meriti e Mesquita seguirão realizando ações de educação no trânsito para motociclistas. De acordo com o secretário de Segurança Pública de Nilópolis, João Macedo, essa união é pioneira na Baixada Fluminense. “Essa ação ficará marcada como a união dos poderes municipais, estaduais e federais por um bem maior, que é reduzir os casos de acidentes de moto no Hospital da Posse através de campanhas educativas”, completa ele.

Também comandaram a ação os secretários de Ordem Pública de Meriti, coronel Francisco D’Ambrósio e o comandante da Guarda Municipal de Japeri, Alex Braga.