Tinguá é a primeira região a ter 100% dos ônibus climatizados em Nova Iguaçu

Passageiros da linha 901 (Tinguá/Nova Iguaçu) agora têm mais conforto nas viagens de ônibus. Desde o dia 1º de junho toda a frota desta linha foi substituída por coletivos equipados com sistema de ar condicionado, fazendo de Tinguá a primeira região do município a ter 100% dos veículos climatizados. Com os 15 novos ônibus entregues à linha 901, o município já conta com 51 coletivos climatizados, número que representa 12% dos 440 veículos que circulam pela cidade.

A climatização não está prevista no ‘Contrato de Concessão do Transporte Coletivo por Ônibus do Município’, assinado na gestão passada, mas está sendo feita graças ao bom diálogo entre a atual gestão e os consórcios, no sentido de sensibilizar as empresas de ônibus para a necessidade de oferecer um serviço de melhor qualidade aos usuários. O objetivo da Prefeitura de Nova Iguaçu é que pelo menos 20% de toda a frota municipal conte com ar condicionado até o final do ano.

Moradora de Tinguá há dez anos, a doméstica Maria Edite Ramos da Silva, de 28, se surpreendeu ao embarcar em um ônibus com ar condicionado, no último sábado (2). “Esta é a primeira vez que entro em um ônibus com ar condicionado para ir à Nova Iguaçu. Graças a Deus agora não vou mais sofrer com o calor para ir e vir do trabalho. Nós, passageiros, agradecemos e agora vamos viajar mais satisfeitos”, comemorou Maria Edite ao saber que a região de Tinguá é a primeira do município a ter 100% dos ônibus climatizados.

A novidade também foi comemorada por Solene Martins, de 16 anos. A jovem estuda em Nova Iguaçu e diz que agora o ‘quentão’, como se refere aos antigos ônibus sem ar condicionados, é parte do passado. “No verão é muito calor, eu suava ainda mais. Pego a linha 901 para ir para o colégio e o cursinho, e já chegava lá querendo tomar outro banho para me refrescar. Finalmente esse sofrimento acabou”, brincou a adolescente.

O secretário municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (SEMTMU) Herval Barros de Souza explica que o objetivo do diálogo entre a prefeitura e os consórcios é garantir não apenas o conforto dos passageiros, mas também a segurança através da modernização da frota. “Acrescido a isso, estamos investindo em melhorias como as sinalizações verticais e horizontais, pintura de faixas de pedestres, além de manutenção e expansão dos semáforos por toda a cidade”, disse o secretário.