Ciclovia vai ligar Centro de Nova Iguaçu a Comendador Soares

Oferecer mobilidade urbana, lazer e segurança à população. Esses são alguns dos objetivos da ciclovia que vai ligar o Centro de Nova Iguaçu ao bairro de Comendador Soares. A obra começou em junho e tem prazo de término em dezembro. As melhorias porém, já começaram a chamar a atenção de quem passa pelo local. Além da ciclovia de dois quilômetros de extensão na Avenida Bernardino de Melo, a área está ganhando várias benfeitorias, como 17 novos abrigos de ônibus com cobertura, seis playgrounds, seis academias da terceira idade e quatro para jovens, bicicletários e iluminação, além de calçada e paisagismo, com plantio de grama, palmeiras e árvores nativas da região.
A obra, que está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e a Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (Codeni), vai beneficiar diretamente mais de 25 mil moradores do Centro e de quatro bairros: Jardim Canaã, Bairro da Luz, Ouro Verde e Comendador Soares. “Essa ciclovia vai beneficiar muitos trabalhadores e estudante, que terão um caminho direto e seguro, bem iluminado. Aumentar o número de vias para quem pedala na cidade contribui para reduzir os acidentes fatais no trânsito”, afirma o prefeito Rogerio Lisboa.
Segundo a secretária municipal de Infraestrutura, Cleide Moreira, também estão sendo realizadas obras de drenagem no local. “É uma obra ousada. Vamos movimentar as atividades nesta região, que tem várias passarelas ao longo da via, tem a estação de trem e as sedes do Senai e da Firjan”, afirma a secretária.
A ciclovia terá várias ‘ilhas’, nos trechos onde há passarelas e pontos de ônibus. No playground terá escorregador, balanço e gangorra. E, segundo o subsecretário de Infraestrutura, Tony Zichtl, além de garantir a mobilidade dos ciclistas e embelezar a via, o projeto também vai resolver um dos sérios problemas da área: a existência de pontos viciosos de lixo ao longo da Avenida Bernardino de Melo. “A obra vai inibir que pessoas despejem irregularmente o lixo na via”, afirma ele.
Vendedor de salgadinhos, café e suco, o autônomo Antenor Souza Filho, de 56 anos, que usa o corredor da Avenida Bernardino de Melo diariamente para comercializar seus produtos, acredita que a ciclovia vai melhorar suas vendas. “Já corri risco de ser atropelado por andar no canto da rua e com essa ciclovia vamos ganhar segurança e rapidez. Tempo é dinheiro e vou poder trabalhar mais, aumentando assim a minha renda. Vou tirar até um tempo para malhar um pouco na academia ao longo da ciclovia”, afirma Antenor.
Já o auxiliar administrativo Jorge da Luz, 59, acredita que a ciclovia vai aumentar a sensação de segurança na região. “O local vai ficar mais seguro, pois vai atrair mais gente para esta via. Essa ciclovia é um desejo antigo dos moradores que agora saiu do papel”, comemora Jorge.
A intenção da Prefeitura de Nova Iguaçu, segundo o subsecretário de Infraestrutura, é, no futuro, estender a ciclovia até a Via Dutra. Nos últimos dois anos o município vem investindo na construção de vias exclusivas para ciclistas e em instalação de ciclofaixas. O Viaduto dos Imigrantes, por exemplo, uma das principais obras viárias de Nova Iguaçu dos últimos anos, inaugurado em março, teve uma ciclovia incluída em seu projeto.