Novo viaduto vai agilizar acesso a Nova Iguaçu

Sonho antigo da população, o novo viaduto da Rua Dr. Barros Junior, em Nova Iguaçu, será inaugurada na próxima sexta-feira (29). A via, que passará a se chamar Viaduto dos Imigrantes, vai desafogar o acesso de veículos à principal porta de entrada da cidade pela Via Dutra, por onde passam atualmente cerca de 26 mil motoristas por dia, além de facilitar o acesso de consumidores de toda a Baixada Fluminense ao polo automotivo da Avenida Nilo Peçanha e ao Calçadão, principais centros comerciais da região.

A obra do novo viaduto foi uma parceria da Prefeitura de Nova Iguaçu com o Governo estadual e teve um custo total de R$ 29,7 milhões (75,5% do estado e 24,5% do município). A nova pista tem 320 metros de extensão e conta com travessia para pedestres e uma ciclovia. O antigo viaduto também está recebendo melhorias como a instalação de postes de iluminação e pintura do guarda-corpo. A estimativa é de que o fluxo de veículos no novo complexo viário passe para 52 mil por dia.

“Sabíamos da importância deste novo viaduto para a cidade, não só do ponto de vista da mobilidade urbana, mas também econômico, e por isso retomamos a obra que estava parada desde 2015. O investimento em mobilidade vai refletir em um maior número de pessoas que virão à Nova Iguaçu, especialmente ao nosso centro comercial, um dos mais movimentados do Rio de Janeiro”, afirma o prefeito Rogerio Lisboa.

De acordo com Cláudio Rosemberg, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Iguaçu (CDL-NI), o centro comercial da cidade recebe, em média 150 mil consumidores por dia, cerca de 40% vindos de outros municípios. Este número chega a 300 mil em épocas festivas como o Natal e o Dia das Mães.  “A inauguração do viaduto traz uma expectativa altamente positiva para o comércio, pois a melhoria no trânsito e na mobilidade urbana traz impacto direto nele. Se Nova Iguaçu conseguir proporcionar segurança e conforto ao consumidor, mais a cidade vai ser capaz de investir e avançar em qualidade de vida”, afirma Rosemberg.

A escolha do nome Viaduto dos Imigrantes, que vai batizar as duas vias do complexo viário,  é uma homenagem às pessoas que vieram de outras cidades, regiões e países e ajudaram na construção de Nova Iguaçu.

Promessa antiga

O atual viaduto da Barros Junior foi inaugurado em 1950, meses antes da conclusão da obra de construção da Rodovia Presidente Dutra. Com o passar dos anos e o aumento do número de veículos que faziam sua travessia, viu-se a necessidade de duplicação. Promessa antiga, a obra começou a sair do papel somente em 2013, com a elaboração do projeto e assinatura de convênio entre a Prefeitura de Nova Iguaçu e o Governo do estado. Em 2015 a obra foi iniciada, mas foi interrompida no final daquele ano, quando o Governo estadual suspendeu o repasse da verba. Em janeiro de 2018 a construção foi retomada pela Prefeitura de Nova Iguaçu, antes mesmo de uma nova negociação com o Governo do estado.

A obra gerou centenas de empregos, cerca de 90% de moradoras de Nova Iguaçu. “Muitos pais de família que como eu estavam desempregados, sem condições de sustentar suas casas, fizeram parte desta obra”, conta Adriano Machado Ferreira, 42 anos, morador do bairro Corumbá. Para o técnico em Segurança do Trabalho, Alexander da Silva Costa, 37 anos, morador do bairro Moquetá, o novo viaduto vai facilitar a vida da esposa. “Ela atravessa aqui quatro vezes por dia para levar e buscar nossos filhos na escola. A duplicação vai trazer um benefício muito grande para a cidade e acabar com o sofrimento de muita gente”, comemora.

Trânsito na região terá mudanças

Várias modificações no trânsito serão feitas na região por causa da inauguração do Viaduto dos Imigrantes. O antigo viaduto deixará de funcionar em mão dupla e ficará apenas no sentido Centro, enquanto o novo dará mão para o Rancho Novo.  Entre as principais alterações está a circulação em sentido único em um pequeno trecho da Estrada do Iguaçu. O novo viaduto terá acesso pela Rua Venezuela, assim como era o antigo. No entanto, ele não irá desembocar na Estrada do Iguaçu. Para chegar até ela, o motorista deverá seguir pela Rua Alexandre Correia da Gama e virar à esquerda, na Rua Luiz Sobral. Outra opção é após entrar na Alexandre Correia da Gama pegar a bifurcação à direita, cruzar a Luiz Sobral e entrar na Rua Vasco da Gama. Ao final desta rua haverá um acesso à Rua Canadá para aqueles que desejam fazer o retorno. Quem quiser acessar a Rodovia Presidente Dutra em direção a São Paulo seguirá pela Avenida Pensilvânia.

“As modificações foram feitas para proporcionar mais fluidez ao trânsito e  rapidez aos motoristas”, explica o prefeito Rogerio Lisboa.

Colégio da região terá atenção especial

As alterações no trânsito vão afetar também pais e alunos do Colégio Novo Horizonte. Com cerca de 900 estudantes, a unidade tem entradas pela Estrada do Iguaçu e pela Rua Alexandre Correia da Gama. E para dar mais segurança às crianças e adolescentes, haverá agentes de trânsito, faixa para pedestres e quebra-molas nas duas vias, além de pontos pré-determinados para que carros de passeio e vans possam fazer o embarque e desembarque dos alunos.

Para dar mais mobilidade ao trânsito, o trecho da Estrada do Iguaçu a partir da Rua Luiz Sobral terá sentido único em direção ao antigo viaduto, assim como a Rua Alexandre Correia da Gama, que irá do viaduto novo em direção à Luiz Sobral. Ficará proibido o tráfego de ônibus e caminhões na Rua Alexandre Correia da Gama, no trecho entre as ruas Jorge Cravo da Gama e Luiz Sobral.

Haverá mudanças também no itinerário dos ônibus que trafegam no centro da cidade em direção aos bairros pelo viaduto. O novo trajeto será: Rua Venezuela, Viaduto, Rua Alexandre Correia da Gama, Rua Jorge Cravo da Gama, Rua Luiz Sobral e Estrada Iguaçu.

loker situbondo https://suaralama.info/