Futuros moradores do Residencial Santo Antônio assinam contratos

Mudança de papel passado. Este é o status de mais de 280 famílias que vivem às margens do rio Botas e que nesta quarta-feira (19) assinaram os contratos de aquisição dos apartamentos do Residencial Santo Antônio, no bairro Cerâmica. Este foi o penúltimo passo para a realização do sonho de viver com mais segurança e conforto, longe dos riscos de enchentes. A entrega do conjunto habitacional faz parte da segunda etapa de reassentamento dos ribeirinhos para que o Botas seja dragado e alargado. As obras visam reduzir as cheias em Comendador Soares e outros dez bairros de Nova Iguaçu, beneficiando cerca de 100 mil pessoas. Agora, os contemplados aguardam a esperada entrega das chaves, prevista para janeiro.

A assinatura dos contratos foi feita no ginásio da Vila Olímpica. Entre as centenas de pessoas que lotaram a quadra de esportes estava o casal Eduardo Henrique de Souza, 40 anos, e Ana Gláucia da Silva Delfino de Souza, 44. Morando às margens do Botas há 16 anos, eles já presenciaram muitas tragédias causadas pelo transbordamento do rio.

“Em dezembro de 2013 a casa de familiares meus desabou por causa de uma tempestade que transbordou o rio. Já vimos pessoas perderem tudo, até mesmo a vida. Este trabalho que a prefeitura está fazendo junto ao INEA é muito importante, pois está dando amparo às pessoas que vivem em situação precária e até mesmo sub-humana”, conta o vigilante, que aguarda com ansiedade o dia da mudança. “Agora é casa nova, vida nova. É tudo novo”, comemora.

Ana Glaucia não pôde acompanhar o esposo no dia da vistoria do apartamento, mas viu as fotos e vídeos feitos por Eduardo Henrique e também não vê a hora de se mudar. “Achei tudo muito bonito, novinho. Já consigo imaginar nossa vida lá, com mais conforto e a tranquilidade de poder dormir sem preocupação com as enchentes do rio”, vislumbra a auxiliar administrativa.

Ao todo, o Residencial Santo Antônio tem 288 apartamentos, divididos em 18 blocos de quatro andares. São quatro apartamentos por andar, todos no padrão Minha Casa Minha Vida. Além das famílias reassentadas no Santo Antônio, outras 272 já estão morando no Residencial Maria Pitella, também na Cerâmica.