Jogos Estudantis de Nova Iguaçu terão 12 modalidades

Revelar futuros atletas e fomentar o esporte estudantil na cidade. Esses são alguns dos objetivos dos Jogos Estudantis de Nova Iguaçu (Joeni), que pelo segundo ano consecutivo volta a ser realizado no município e com uma grande novidade: os jogos eletrônicos. A competição, que terá disputa do Fifa 20, um dos videogames mais famosos do mundo, vai de 17 de outubro até o dia 4 de dezembro. Serão 50 escolas das redes municipal, estadual federal, além de particulares, totalizando cerca de 4 mil alunos.
No dia 18, acontece o primeiro dia de atividades esportiva com jogos de futebol society, a partir das 14h, no Sesc de Nova Iguaçu. As modalidades coletivas são futsal, futebol society, vôlei, basquete, handebol e queimada. Já as modalidades individuais são xadrez, tênis de mesa, atletismo, natação, judô, além do Fifa 20.

“Resgatamos o Joeni em 2018 após três anos sem ser realizado na cidade. É o segundo ano consecutivo. Vamos realizar 12 competições com esportes diferentes e trazer toda a estrutura da Federação Fluminense de Futebol Digital para realizar o Fifa 20. Ele não mexe com o físico, mas sim com a concentração e raciocínio, assim como o xadrez. Este ano vamos aumentar o número de participantes”, afirmou o secretário de Esporte e Lazer de Nova Iguaçu, Alexandre Batista, que no próximo ano, espera incluir mais duas modalidades no Joeni, ginástica rítmica e skate.
Vale lembrar que para participar do Joeni, não precisa ser morador da cidade, entretanto basta a criança ou jovem estar matriculado em alguma escola de Nova Iguaçu.
A faixa etária dos participantes é nas categorias Sub-11 (de 9 a 11 anos), Sub-14, (12 a 14 anos) e Sub-17 (15 a 17). Os jogos serão realizados na Vila Olímpica da cidade, Centro Olímpico de Nova Iguaçu e no Sesc do município. Durante o encerramento, as escolas vencedoras serão premiadas com troféus e os alunos com medalhas no fim de cada competição.

“Ainda temos o objetivo de descobrir novos talentos e garimpar atletas que se destacam para formar seleções para disputar os Jogos da Baixada, que acontecerá em 2020. Este ano, fomos campeões e nos destacamos em várias modalidades”, lembrou.
Medalhista de bronze no atletismo nos Jogos Estudantis de Nova Iguaçu do ano passado, a aluna da Escola Municipal Barão de Tinguá, Beatriz Jesus da Silva, de 13 anos, busca se destacar mais uma vez nesta edição.

“Treino na Vila Olímpica pelo menos uma vez na semana, pois a pista daqui melhora nosso desempenho. No ano passado consegui uma medalha de bronze no salto em distância e outra na corrida e ainda fiquei em primeiro lugar em equipes nos Jogos da Baixada e ainda deu para beliscar uma prata no individual nos 600 metros rasos. Sei do meu potencial e quero ir além”, comentou a menina, fã do ex-velocista jamaicano Usain Bolt.
Já Isaque Duarte Borges, de 13 anos, morador do bairro Rodilândia e atleta Sub-13 do basquete do Flamengo, vai disputar o Joeni pela primeira vez. Fã do jogador da NBA, Giannis Antetokounmpo, ala-pivô do Milwaukee Bucks, acredita que o Joeni é seu primeiro passo para se tornar num grande profissional.

“É a primeira grande oportunidade da minha vida e disputar uma competição dentro da minha cidade é especial. Sou destaque da minha escola no basquete e sou uma espécie de professor, pois ensino aos meus colegas as regras e técnicas do esporte, que fica atrás do futebol em termos de preferência”, disse o menino, com 1,88 de altura e que estuda na Escola Municipal Professor Franklin Bolivar Fernandes.

Thalisson Paiva Tavares, 11, da Escola Municipal Janir Clementino Pereira, vai competir no futebol de campo e futsal.

“Futebol é minha paixão. Meu objetivo é ser campeão no Joeni e disputar os Jogos da Baixada no ano que vem representando minha cidade”.

E tem gente que vai deixar o esforço físico de lado e testar a paciência e a concentração, como o estudante da Escola Municipal Orlando Mello, na Posse, Plínio Jorge Meireles Pereira Júnior, 12.

“Vou disputar xadrez, pois sou fã de jogos de tabuleiro e gosto mais de pensar, raciocinar e estudar o adversário. Prefiro jogos que exercitam a mente. Melhora até minha concentração e desempenho em sala de aula. As notas até melhoraram depois que descobri o xadrez”, garantiu.

Nas piscinas, o aluno da Escola Municipal Getúlio Vargas, Hugo do Nascimento Rosário, 10, que ser conhecido como o novo Michael Phelps, nadador americano que conquistou 37 recordes mundiais e o maior número de medalhas de ouro olímpicas em uma única edição.
“Meu sonho é disputar uma Olimpíada e o Joeni é o grande desafio atualmente. Sou um peixe dentro da piscina”, brincou o menino.