Nova Iguaçu realiza Torneiro Iguaçuano de Xadrez

Nova Iguaçu já tem os novos campeões municipais de xadrez. Os estudantes Kaylane Kessia, Arthur Callegario Paes,  Manuela Gentil e Thiago da Costa Farsura, conquistaram o título após mais de seis horas de concentração e muitas jogadas estratégicas na disputa do Torneio Iguaçuano de Xadrez, realizado neste sábado (18).

“Comecei a gostar do xadrez aos cinco anos de idade, mas é o segundo torneiro que participo e o primeiro que ganho. Estou muito feliz e orgulhoso de mim”, disse Arthur Callegario Paes, de 15 anos, aluno do Colégio Equipe Grau, campeão da categoria sub-17.

O pequeno Thiago da Costa Farsura, de 14 anos, se destacou no torneiro por vencer a categoria sub-14 e também todas as cinco etapas da competição.

“Uma experiência única, inesquecível. Comecei no esporte ano passado e agora já tenho este título e ainda venci todas as etapas de hoje. Quero crescer no xadrez e me tornar um atleta profissional”, anima-se o aluno do Colégio Romeu Duarte.

O evento foi organizado pela Prefeitura para estudantes da rede pública e privada da cidade, nas categorias Sub-14 e Sub-17, masculino e feminino, e teve também  como objetivo fazer uma pré-seleção dos atletas de destaque para formar a equipe que representará Nova Iguaçu na 22ª edição dos Jogos da Baixada, em julho.

O torneio seguiu as regras oficiais da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e teve a presença do árbitro Marvio Darillo Salles, vice-presidente de Xadrez Escolar e Treinamento da FIDE.

“Nova Iguaçu traz um grande avanço para o esporte, incentivando crianças e jovens à prática do xadrez, ampliando o esporte na Baixada Fluminense. Os ganhos com o xadrez são para vida, aumenta a percepção dos jogadores de pensar sempre antes de agir. As jogadas precisam ser muito bem pensadas”, afirma o árbitro.

Foram mais de 80 estudantes inscritos. As disputas foram individuais, em cinco fases, com equipes de até seis atletas. Da competição serão selecionados vinte atletas, que passarão por treinamento. Destes, os doze melhores serão escolhidos para participarem dos Jogos da Baixada, que pela primeira vez terá a abertura em Nova Iguaçu, na Vila Olimpíca, nos dias 8 e 9 de julho.

“O xadrez é um esporte fantástico, que engloba várias disciplinas, como a matemática, estimulando o raciocínio lógico. Nova Iguaçu é um celeiro de atletas, não só neste esporte, como em outros. Vamos cada vez mais investir para que mais pessoas tenham a oportunidade de ter acesso as modalidades e quem sabe se tornar um atleta de destaque internacional”, garante o secretário de Esporte e Lazer, Alexandre Batista.

No ano passado, Nova Iguaçu foi o primeiro município do Brasil a realizar uma Olimpíada Municipal de Matemática para alunos do 4° e 5° anos, com a parceria do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Segundo a secretária de Educação, Maria Virginia Andrade Rocha, a ideia é desmistificar a matemática como um “bicho de sete cabeças”.

“As ciências exatas estão no nosso dia a dia. A matemática está no nosso cotidiano e até mesmo no esporte. Queremos mostrar para os estudantes, que ela pode ser sim, divertida e estimulante”,  enfatiza a secretária.

Para o professor de educação física da rede municipal de Nova Iguaçu, André Luís Penudo, e também coordenador responsável pelo esporte na cidade, quanto mais estudantes tiverem acesso ao xadrez mais força o esporte ganhará na Baixada.

“Este tipo de evento é a oportunidade de destacar os amantes iguaçuanos do xadrez em competições de alto nível. Nova Iguaçu sai na frente incentivando esportes como este. Nosso objetivo é dar oportunidade aos atletas de estarem em contato direto com competições oficiais, inclusive com a parceria da Federação do Estado do Rio de Janeiro. Essa rotina de competições irá capacitar nossos atletas cada vez mais”, destaca ele.