Torneio Iguaçuano de Xadrez acontece sábado (18)

Desenvolver o raciocínio matemático e o pensamento crítico; melhorar a imaginação e a criatividade, além de selecionar atletas que se destacarem para integrar a equipe que representará Nova Iguaçu na 22ª edição dos Jogos da Baixada, que acontece em junho. Esses são alguns dos objetivos do Torneio Iguaçuano de Xadrez, que será realizado pela Prefeitura de Nova Iguaçu no próximo sábado, dia 18, às 8h, na Casa do Professor, sede da Secretaria de Educação, na Avenida Abílio Augusto Távora (antiga Estrada de Madureira, no Bairro da Luz. As inscrições devem ser realizadas pelo professor responsável de cada escola ou clube até a próxima quinta-feira (16). Todos os participantes devem estar matriculados e frequentando regularmente as unidades escolares da cidade ou comprovar residência no município caso não estude em nenhuma escola da região. As unidades podem ser municipais e particulares.

A competição, que também segue as regras oficiais da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), será individual, sendo que cada equipe poderá inscrever no máximo seis alunos por categoria e sexo. As inscrições realizadas devem ser enviadas por e-mail para semel@ novaiguau.rj.gov.br.
O torneio será disputado nas categorias Sub-14 e Sub-17 masculino e feminino. É importante frisar que todos os participantes deverão apresentar documento oficial com foto (Identidade, Carteira de Trabalho ou Passaporte). Apenas na categoria Sub-14, o atleta poderá competir com a caderneta escolar com foto e assinatura da direção.
“Nosso objetivo é formar equipe para disputar os Jogos da Baixada. Também queremos fomentar o esporte na cidade. O xadrez envolve mais o intelectual do que a parte física. Esse esporte ajuda no dia a dia das escolas com matérias exatas, como física e matemática. Vamos buscar novos talentos e alavancar o esporte”, afirmou o secretário de Esporte e Lazer, Alexandre Batista.

As partidas serão disputadas em no máximo 30 minutos. A classificação dos jogadores será definida pelo total de pontos conquistados nas partidas bem como nos critérios de desempate quando necessários. Serão premiados com medalhas os três primeiros colocados de cada categoria e certificado as escolas que conquistarem o maior número de pontos obtidos por seus atletas.