Joeni encerra com descoberta de novos talentos

Após mais de 30 dias de muito esporte, os Jogos Estudantis de Nova Iguaçu (Joeni), encerram nesta quarta-feira, no Sesc da cidade. O evento voltou a ser realizado após três anos. A competição reuniu 49 unidades de ensino, totalizando mais de 3.500 alunos das redes municipal, estadual, federal e particular da cidade. O evento, que é uma realização da Prefeitura de Nova Iguaçu, através das Secretarias de Esporte e Lazer e Educação, em parceria com o Sesc, descobriu novos talentos durante o torneio.

“Foram 19 escolas municipais inscritas e ano que vem esperamos a participação de mais. O desempenho dos alunos foi surpreendente. A competição foi levada a sério e os competidores se emocionaram na derrota e na vitória”, contou o coordenador técnico do Joeni, André Penudo.

Estudante do 5º ano da Escola Municipal Alice Couto, Vitor Hugo Silva de Oliveira, de apenas 11 anos, conseguiu sete medalhas, duas de ouro (natação e tênis de mesa), três de prata (natação, futsal e futebol de campo), além de duas de bronze (natação / revezamento e costas).

“Estou impressionado com meu desempenho. Não esperava ganhar isso tudo, mas no próximo ano quero dobrar o quadro de medalhas. Tenho o sonho de me tornar um grande jogador de tênis de mesa, disputar uma Olímpiada”, afirma o garoto, também fã do jogador de futebol, Cristiano Ronaldo e do nadador Michael Phelps.

Medalhista de ouro no futsal e bronze no handebol, Maria Eduarda de Marco da Silva, 15, que estuda na Escola Janir Clementino Pereira, em Miguel Couto, já sonha com a carreira de atleta. “O Joeni também me ajudou a melhorar as notas na escola, pois quis conciliar o esporte com a educação. O Joeni foi o meu primeiro passo para me tornar numa grande atleta e me destacar como jogadora de futebol”, comentou ela.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Alexandre Batista, o Joeni serviu para fomentar o esporte estudantil no município, formando cidadãos e revelando atletas. “Além disso, o Joeni também vai preparar as equipes que vão disputar os Jogos da Baixada no ano que vem. Este ano, fomos campeões e ficamos à frente de Duque de Caxias. Queremos manter essa hegemonia”, disse Alexandre.

Os alunos participaram das seguintes modalidades: futsal, futebol, basquete, vôlei, handebol, atletismo, natação, xadrez, queimada, tênis de mesa, além de atletismo para pessoas com deficiência e queimado misto na categoria Sub-11 com participação de meninos e meninas. Os jogos também foram divididos nas categorias, Sub-14 e Sub-17.
O Joeni é uma competição tradicional em Nova Iguaçu e já revelou grandes atletas como Lucilla Viana, que foi jogadora da seleção brasileira de handebol nos Jogos Olímpicos em três edições.