#EuSouNovaIguaçu tem edição especial para celebrar o Outubro Rosa

Aos 48 anos, Lucimar Gonçalves de Oliveira foi diagnosticada com câncer de mama. A notícia certamente a pegou de surpresa, mas isso não a desanimou. Desde então, lutar contra a doença e incentivar outras mulheres, mostrando que o diagnóstico precoce pode levar à cura, se tornou um objetivo. Hoje, aos 52, ela mostrou que a saúde dá sinais de melhora e marcou presença na 1ª Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama de Nova Iguaçu. A atração fez parte da 5ª edição do #EuSouNovaIguaçu, evento promovido pela prefeitura da cidade que aconteceu neste domingo (21), na Via Light, altura do Bairro da Luz, e celebrou o ‘Outubro Rosa’.

“Não importa o percurso ou o tempo que levei para terminar. Para mim, foi muito importante saber que tive condições de participar da corrida. Foi maravilhoso. Estou agradecida por ter conseguido e quero dizer para outras mulheres que estiverem passando pelo problema, que não desistam, pois o câncer tem tratamento e cura”, destacou Lucimar, que terminou o percurso de cinco quilômetros em cerca de 40 minutos e comemorou o resultado ao lado da amiga Wilma Santos Corrêa Machado, que também luta contra a doença.

A corrida mobilizou autoridades do município, grupos que combatem a doença e até mesmo atletas amadores e profissionais, como foi o caso de Renato David Ramos, 33 anos. Ele, que ama o esporte, mostrou estar em forma e foi o primeiro a completar o percurso. Para isso, levou apenas 19 minutos e 27 segundos. O atleta dedicou a vitória à irmã, diagnosticada com câncer de mama.

“Na terça-feira (23) ela fará uma cirurgia. Coincidentemente, é a data do meu aniversário. Se eu puder pedir um presente, quero que tudo dê certo e ela se cure. A vitória é por ela e por todas que enfrentam a doença”, disse o campeão.

Confira a classificação masculina e feminina

Serviços gratuitos atraem o público

Após a corrida, os atletas e as pessoas que prestigiaram o evento tiveram acesso às tendas montadas pela Prefeitura de Nova Iguaçu, com ações integradas entre as secretarias do município. O prefeito Rogerio Lisboa participou do evento e fez questão de visitar cada tenda instalada, conversar com moradores e apoiar os corredores. Ele também agradeceu ao grupo ‘Poderosas Amigas da Mama’, que realiza um projeto de conscientização e apoio às mulheres diagnosticadas com câncer de mama. Para o prefeito, o saldo da 5ª edição do #EuSouNovaIguaçu foi mais que positivo.

“Hoje é um dia de muita alegria e satisfação. Promovemos a primeira corrida de conscientização ao câncer de mama e trouxemos um mutirão de serviços sociais para atender aquele morador que só tem tempo aos fins de semana. É importante dizer para as mulheres que não tenham medo de fazer o autoexame, pois com o diagnóstico precoce e tratamento, é possível vencer o câncer de mama”, frisou.

Por conta do ‘Outubro Rosa’, uma das tentas mais procuradas foi a da Saúde, onde foi possível fazer agendamento de mamografias. Também houve aferição da pressão arterial, testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite, atividades de conscientização contra a sífilis, além da vacinação contra a febre amarela, tétano e HPV.

“Trouxemos nossa unidade móvel de vacinação, descentralizando os serviços da prefeitura. Precisamos imunizar nossa população. Quero pedir as pessoas que procurem as unidades de saúde para atualizar as cadernetas de vacina, tanto adultos quanto crianças. No mais, fico orgulhoso de ver a nossa tenda recebendo e ajudando a população nas dúvidas com relação a saúde”, explicou o secretário de Saúde, Manoel Barreto.

Além dos serviços promovidos pela Saúde, quem participou do evento também pôde fazer a pesagem e recadastramento do Bolsa Família, emitir carteira de trabalho, pedir isenção para taxa de casamento, segunda via de certidões de óbito, nascimento e casamento. As crianças participaram de atividades de pintura e jogos de tabuleiro, promovidos pela Secretaria de Educação. Teve ainda aulas de artesanato, oferecidas pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), música ao vivo, aula de zumba, esporte e literatura para todos.