Joeni vai reunir cerca de 3.500 mil alunos de 49 escolas de Nova Iguaçu

“Vou conseguir realizar o sonho de disputar meu primeiro Joeni. Estava muito ansiosa por este momento, pois o esporte mudou minha vida”. A emoção é da aluna da Escola Municipal Três Marias, Julia da Silva de Oliveira, de 11 anos, que vai participar pela primeira vez dos Jogos Estudantis de Nova Iguaçu (Joeni), que teve sua abertura oficial nesta quarta-feira (24), no Sesc de Nova Iguaçu. O evento é uma realização da Prefeitura, através das Secretarias de Esporte e Lazer e Educação, em parceria com o Sesc.

Durante a abertura, parte dos 3.500 mil alunos que vão participar dos jogos, desfilaram e um deles ascendeu a pira olímpica. O Joeni volta a ser realizado na cidade após três anos. A competição vai até dia 7 de dezembro e reúne 49 unidades de ensino da rede municipal, estadual, federal e particular do município.

“Nasci com uma perna mais curta que a outra, passei por uma cirurgia e o esporte foi fundamental na minha recuperação. Hoje ando e corro normalmente, tanto que vou disputar o Joeni com o xadrez, handebol e queimado. Já me sinto uma vencedora”, comentou Julia da Silva.

Nesta quinta-feira (24), haverá competição de handebol sub-17 masculino na quadra do Colégio Estadual Antônio da Silva, em Comendador Soares, e na sexta-feira (25), futebol society no Sesc de Nova Iguaçu, além de queimado misto sub-11 no Centro Olímpico.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Alexandre Batista, o Joeni vai se tornar uma seletiva para os Jogos da Baixada no ano que vem.

“Temos a ideia, de além de fomentar os esportes tradicionais, como futebol, incentivar as modalidades olímpicas. Podemos descobrir novos talentos que podem manter o título de campeão dos jogos da Baixada”, lembrou.

O Joeni é uma competição tradicional em Nova Iguaçu e já revelou grandes atletas como Lucilla Viana, que foi jogadora da seleção brasileira de handebol em três edições de Jogos Olímpicos.