Tributos da prefeitura têm vencimentos prorrogados

Foi prorrogado para o dia 18 de dezembro o vencimento de todas as guias e boletos emitidos pela Prefeitura de Nova Iguaçu que venceram entre os dias 1º de novembro e 10 de dezembro ou cujo recebimento foi negado pelo sistema bancário por causa da implantação da Nova Plataforma de Boletos de Pagamento-Cobrança Registrada estabelecida pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN). A prorrogação vale para guias de IPTU, ISS e taxas, como de coleta de lixo, ambiental e Vigilância Sanitária.

A portaria prorrogando os vencimentos foi publicada no Diário Oficial da Prefeitura de Nova Iguaçu na terça-feira (11). Para ter o benefício, o contribuinte deve comparecer a uma das Centrais de Atendimento da Secretaria Municipal de Economia e Finanças (SEMEF), até o dia 18 de dezembro, munido da guia/boleto recusado para a emissão de uma nova, sem incidência de juros e multa de mora.

Em outubro, a Prefeitura de Nova Iguaçu iniciou o novo sistema de cobrança tributária que passou a ser feita por meio do DAM (Documento de Arrecadação Municipal). A mudança teve como objetivo facilitar a vida do contribuinte e vale para todos os tributos, exceto dívidas executadas, que continuam a ser através de compensação registrada.

A alteração também permite reduzir os custos bancários, desonerando o município. De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Economia e Finanças (SEMEF), em 2017 foram pagos 1,5 milhão de guias, cada um ao custo de R$ 5,40. Com a mudança, a guia com valor mais alto sairá a R$ 1,20, um custo quatro vezes menor.