Secretaria de Educação de Nova Iguaçu oferece mais de 1.900 vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)

A Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (SEMED) dará mais uma oportunidade para quem deseja se matricular na Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições para o segundo semestre deste ano letivo, que haviam sido encerradas na última sexta-feira (15), serão retomadas a partir do dia 1º de agosto. Com isso, os interessados terão até o dia 15 de agosto para garantir uma das mais de 1.900 vagas disponíveis nas escolas municipais que oferecem a EJA.

Para isso, basta procurar, de segunda a sexta-feira, das 18h às 20h30, a unidade em que deseja estudar, levando original e xerox, de identidade com foto, CPF, comprovante de residência, declaração ou histórico escolar, duas fotos 3×4, além de comprovante do tipo sanguíneo, uma pasta modelo 17 e o cartão do SUS. Para se inscrever, é preciso ter pelo menos 15 anos completos.

A EJA conta com um calendário especial. A cada seis meses, o aluno completa uma fase, o equivalente a um ano de escolaridade no Ensino Fundamental. As aulas acontecem no turno da noite, permitindo que quem trabalha ao longo do dia possa estudar. Ao todo, 21 das 143 unidades da rede municipal oferecem a EJA.

Sonho realizado após mais de meio século

Quando o pai de Josefa Maria da Conceição Leal, então com 9 anos, quebrou seu lápis após ela ficar em segundo lugar em um concurso da escola, no interior de São Paulo, o sonho de estudar e aprender foi abruptamente interrompido. Hoje, aos 68 anos, Dona Josefa está prestes a concluir a 9ª fase da EJA.

Para chegar até este momento, Josefa precisou superar desafios como trabalhar ainda na infância, ajudar a criar cinco irmãos mais novos, perder a mãe ainda jovem e ficar viúva após 24 anos de um casamento sem filhos. “Quando meu marido morreu, há quatro anos, pensei: ‘Agora vou viver para mim, vou realizar meu sonho, voltar a estudar’. Me inscrevi na EJA, fiz uma prova e já entrei na 5ª fase”, recorda Josefa Maria, que estuda na E. M. Professora Enilza Barros dos Santos Chiconelli, em Austin.

Durante a EJA, a moradora da Vila Zenite precisou superar mais um obstáculo: as aulas virtuais. “Com a pandemia, precisei aprender a usar a internet e estudei em casa todos os dias”, disse a idosa, que celebrou a retomada das atividades presenciais. “É muito bom chegar aqui e ser recebida com tanto carinho pelos amigos, pelos professores”.

Faltando apenas seis meses para concluir a EJA, Josefa Maria garante que não vai parar por aí. Ela pretende continuar estudando e não se importa com aqueles que questionam o porquê de estar em sala de aula aos 68 anos. “Comecei a viver agora a melhor fase da minha vida. Depois da EJA, quero aprender mais, fazer uma faculdade. Vou estudar enquanto Deus me permitir, até ficar bem velhinha. Conhecimento é algo que ninguém nos tira, será sempre nosso”, garante dona Josefa.

As escolas que oferecem a EJA em Nova Iguaçu são:
Jardim Tropical – E.M. Professor Amazor Vieira Borges
Centro – E.M. Professor Emílio Luiz Pedroso Araújo
Centro – E.M. Monteiro Lobato
Posse – E.M. Dr. Orlando Mello
Cerâmica – E.M. Estanislau Ribeiro do Amaral
Jardim Roma – E.M. Professora Iramar da Costa Lima Miguel
Cacuia – E.M. Souza e Melo
Cabuçu – E.M. Abílio Ribeiro
Cabuçu – E.M. Darcílio Ayres Raunheitti
Parque Boaventura – E. M. Alfredo Pereira de Magalhães
Austin – E. M. Professora Enilza Barros dos Santos Chiconelli
Austin – E. M. Governador Leonel de Moura Brizola
Austin – E. M. Walfredo da Silva Lessa
Santa Rita – E. M. Marcílio Dias
Vila de Cava – E.M. Professora Irene da Silva Oliveira
Miguel Couto – E. M. Janir Clementino Pereira
Miguel Couto – E.M. Professor Ruy Afrânio Peixoto
Cobrex – E. M. Herbert Moses
Marapicu – CIEP 360 Professora Iara Simão Vieira
Prados Verdes – CIEP 187 Benedito Laranjeiras
Monte Líbano – CAIESP – Castorina Faria Lima

A lista com os endereços das unidades escolares pode ser consultada em www.novaiguacu.rj.gov.br/semed/unidades-escolares