Secretaria Municipal de Educação oferece sete palestras até o fim do mês

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, a tarefa de educar se tornou um desafio com novos obstáculos. Para superar as atuais adversidades e prestar um serviço de qualidade, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Nova Iguaçu segue capacitando seus profissionais da educação. Até o fim deste mês, a Casa do Professor vai oferecer sete palestras virtuais, além de uma capacitação e uma oficina, exclusivas para os profissionais da rede municipal.

Todas as palestras terão transmissão ao vivo pela página oficial da SEMED no Facebook (www.facebook.com/semednovaiguacu.br). A primeira delas acontece já nesta quinta-feira (11), às 14h. A pós-doutora em Educação Adriana Rocha irá abordar o tema ‘Presenças remotas: múltiplas possibilidades (trans)formativas na cultura digital’. No dia 12, no mesmo horário, as fonoaudiólogas e professoras do Núcleo Especializado em Atendimento Pedagógico (NEAP) de Nova Iguaçu Luciana Coelho e Simone Menezes irão falar sobre os ‘Cuidados com a voz do professor em trabalho remoto’.

Na próxima segunda-feira (15), a palestra será sobre ‘Desenvolvimento de tecnologia assistiva para inclusão’, com Saul Eliahú Mizrahi, pesquisador do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e doutor em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ), e é voltada para profissionais da Educação Especial. A transmissão pelo Facebook da SEMED começa às 14h. Na quinta (18), também às 14h, Jonathan Aguiar, doutorando em Educação (PPGE/UFRJ) falará sobre ‘O lúdico e a criatividade na Educação: como aprender e ensinar em tempos de incertezas’. Fechando a semana de eventos virtuais, Andressa Caxias Rezende, psicóloga especialista em Análise Comportamental e terapeuta cognitivo-comportamental abordará o tema ‘Cuidado da Saúde Emocional: Ansiedade’. O evento acontece no dia 19, às 14h.

As duas últimas palestras de março estão agendadas para os dias 26 e 29. A primeira, sobre ‘Entendendo a diferença entre dificuldade e transtorno de aprendizagem’, será com a fonoaudióloga Renata Maia, às 10h. Já a segunda, às 14h, será com a neuropsicopedagoga Marselli Brito, diretora da E.M. Campo Alegre. Na ocasião, ela falará sobre ‘Mitos e verdades sobre o autismo’.

 

Profissionais da rede terão atividades exclusivas

Além das palestras, que são abertas também para profissionais das redes particulares e públicas de outros municípios, os educadores de Nova Iguaçu terão dois eventos exclusivos: a oficina ‘Docência na contemporaneidade: o ensino híbrido e as práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos’ e a ‘capacitação digital para professores’.

A oficina acontece nos dias 12, 19 e 26 de março e 9 de abril, no turno da noite. O público-alvo são professores que atuam na EJA de Nova Iguaçu. Apenas 100 vagas estão disponíveis. Clique aqui para se inscrever. Já a capacitação será com o coordenador da pós-graduação EAD (Unig) e formador da Google for Education Ricardo Marciano, nos dias 17, 24 e 31 de março e 7 de abril, sempre às 10h. Também são 100 vagas e as inscrições devem ser feitas a partir de sexta-feira (12). Clique aqui para se inscrever.

loker situbondo https://suaralama.info/