Aluno de escola de Nova Iguaçu esbanja talento com desenhos realistas

Lápis, papel e muito talento. Com apenas 15 anos, Lucas Henrique Alves da Silva, aluno do 8º ano da Escola Municipal Marcílio Dias, em Santa Rita, em Nova Iguaçu, impressiona professores e amigos pela vocação artística para o desenho. Suas mãos criam imagens ultra realistas de pássaros como Carcará, Curicaca, Jacurutu, Alma-de-gato, Gavião-Real (harpia), Quero-Quero, Inhambu, Maria-Leque, Beija-Flor, Urubu Rei e outros, a partir de fotografias. Os desenhos fazem parte do livro ‘Aves para Colorir’, lançado ano passado pelo rapaz.

A paixão de Lucas pela arte de desenhar começou há 5 anos, segundo ele inspirado pelos personagens da Disney. Seu talento foi desenvolvido em sala de aula, ao ser descoberto pelo professor Gabriel Jorge de Meneses Melo, de 32 anos, que dá aulas de artes na Escola Marcílio Dias. O vínculo entre os dois, segundo o estudante, surgiu de forma inusitada. “Eu tinha levado para a aula um livro feito pelo professor e o irmão dele, mas eu não sabia quem era o autor. Foi a maior coincidência. Meu professor também é fotógrafo de aves e eu desenhava animais durante as aulas. Estávamos juntos na mesma escola com o mesmo livro”, conta Lucas.

O talento do aluno encantou o professor. “Desde que ele era do 6º ano já vinha desenhando muito bem. Ele dá uma personalidade ao animal desenhado. É como se fosse uma releitura do desenho. O Lucas está estimulando outros estudantes a se interessarem pelo desenho”, afirma Gabriel. Além de pássaros, Lucas também faz desenhos de animais como dinossauro e caricaturas.

“Gosto de ensinar meus amigos. Eles pedem para aprender. Fico muito feliz em despertar neles a curiosidade por esta arte”, afirma Lucas, que teve o livro ‘Aves para Colorir’ participando da feira ‘Avistar- Rio de Janeiro’, que reúne pesquisadores, artistas plásticos, fotógrafos e entusiastas da causa animal com o objetivo de estimular a observação e fotografia de aves.

O estudante já está trabalhando num novo livro, ‘Corujinhas do Brasil’, onde vai representar filhotes de várias espécies e que deve ser publicado ainda este mês. “Estou ansioso e não vejo a hora de ver crianças pintando meus desenhos. Quero ser biólogo e estudar a vida selvagem dos animais, principalmente dos pássaros”, conta Lucas, que é morador do bairro Rancho Fundo e o mais velho de uma família de três irmãos. Seu animal preferido é o Gavião-Real (harpia).

De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria Virgínia Andrade, a habilidade do aluno já é referencial na região e na unidade escolar. “Ele vai desenvolver oficinas e uma tarde de autógrafos na Casa do Professor em outubro assim que lançar o livro. Isso vai ajudar a estimular o aprendizado e as linguagens artísticas no segundo segmento dos nossos alunos e dos próprios colegas”, destaca a secretária.

Contando com o incentivo de professores e familiares, o rapaz está dando seus primeiros passos como ilustrador. “O Lucas já fez alguns trabalhos profissionais. Um fotógrafo do Amapá o contratou para fazer logomarcas para ele. Ainda fez desenho para um Congresso de Observações de Aves, que teve uma edição no Rio. Ele tem todo o perfil de alguém que consegue viver da arte. Pode se especializar e desenvolver este talento”, afirma o professor Gabriel.

O estudante não afasta a possibilidade de trabalhar com desenho, mas sua prioridade é ser um biólogo. “Posso ser desenhista, mas tenho preferência em me tornar um grande biólogo, estudar a vida selvagem dos animais, principalmente dos pássaros. É que eu sempre digo: não gosto de pássaros engaiolados, eles têm que estar no céu ou no papel”, afirma.