Sábado também é dia de cuidar da natureza. E neste fim de semana, cerca de 50 pessoas se mobilizaram voluntariamente para um mutirão de limpeza no Parque Municipal Natural de Nova Iguaçu. A ação foi organizada pela Prefeitura de Nova Iguaçu e fez parte da programação da 3° Jornada Ambiental de Nova Iguaçu, marcando o Dia do Meio Ambiente (5 de junho).

A família Fischer acordou cedo para contribuir na preservação do Meio Ambiente. Moradores de Belford Roxo, Marcos, de 41 anos, Ariana, de 31 e os filhos, Ana Beatriz, de 10, Fernanda, de 11 e Caio, de 5 anos, dividiram as tarefas na hora da limpeza do Parque.

“Enquanto as crianças recolhem o lixo, nos vamos procurando e segurando o saco. A educação ambiental deve ser ensinada desde pequeno. É triste ver sujeira em um ambiente tão bonito como este”, lamenta Marcos.

Entre os lixos recolhidos, foram encontrados papeis de bala, pacotes de biscoito e até latinha de refrigerante. O lixo é descartado de forma irregular pelas pessoas que fazem trilha no Parque. Vale ressaltar que jogar lixo no chão é crime, previsto em lei.

“Cerca de mil pessoas frequentam este local por mês, mas infelizmente algumas pessoas não se conscientizam. Já achamos até garrafa de vodca, apesar de ser proibido entrar com vidro dentro do parque”, alerta Edgar Martins, coordenador do Parque.

A pequena Beatriz aprendeu bem a lição do dia.

“Tudo o que jogamos na natureza, cai no rio e volta para nós. É feio poluir o Meio Ambiente. Se queremos aproveitar esse espaço, temos que cuidar”, ensina a menina.

Neste domingo (9), também terá atividade no Parque, com o projeto Música na Natureza, a partir das 10h, encerrando a  3° Jornada Ambiental de Nova Iguaçu. Quem comanda a animação é Alex Kid e sua banda em um show acústico com o melhor do rock.

Antes, haverá a Caminhada na Natureza, quando são esperadas mais de 500 pessoas que sairão de dois pontos de Nova Iguaçu até o Parque, em um percurso de 10 km. O primeiro deles terá largada na Praça da Vitória, às 7h, e é considerado de grau de dificuldade moderada. Já a outra largada acontece na Praça do Caonze, às 8h, e é avaliado como mais simples.

O Parque Municipal Natural de Nova Iguaçu possui cinco trilhas ecológicas. Funciona de terça a domingo, das 8h às 16h e a entrada é gratuita.