Escola de Nova Iguaçu usa música para estimular aprendizado

A música como instrumento de aprendizado e socialização tem ditado o ritmo para os alunos da Escola Municipalizada de Jaceruba. Localizada na zona rural de Nova Iguaçu, a cerca de 36 quilômetros do Centro da cidade, a escola não permitiu que a distância fosse uma barreira para despertar a criatividade e o potencial artístico de seus alunos.
No início do ano, foi criado o grupo musical ‘Encantos da Nossa Terra”, formado por 60 estudantes do 1° ao 5° anos. O grupo vem se apresentando em diversos eventos na cidade e foi selecionado para a segunda fase de um concurso à nível nacional patrocinado por uma empresa privada, chamado “. Se ganharem a disputa, a escola vai ganhar uma bolsa para investir em instrumentos musicais. A decisão será por votação popular, pela internet, no site www.institutomrv.com.br até 14 de junho.

O ‘Encantos da Nossa Terra” surgiu a partir das oficinas de Arte e Cultura oferecidas pela escola como parte das atividades para as aulas do horário integral das turmas do 1° ao 5° anos. Foi a monitora/estagiária Luana Lima da Silva, de 22 anos, que percebeu o interesse dos alunos pela música. Integrante da banda “Última Estação”, ela conta que, entre uma aula e outra, notou que as crianças se interessavam cada vez mais por cantar. “Peguei meu violão e comecei a incentivar cada vez mais eles a soltarem a voz. É emocionante ver crianças tão novinhas despertando para a música, deixando a arte modificar a vida delas, conhecendo artistas e suas músicas”, emociona-se.

O grupo começou pequeno e foi aumentando, despertando talentos como a pequena Ana Beatriz Pinto, de sete anos. Aluna do 2° ano do Ensino Fundamental, a menina é um dos destaques do grupo. Além de despertar o dom artístico, as oficinas musicais também ajudaram a melhorar a timidez de Ana Beatriz. “Estou gostando muito de cantar, gosto de vir para a escola e aprender músicas novas”, conta a menina.

Segundo a diretora do colégio, Daniele da Rocha Silva Xavier, o projeto ‘Encantos da Nossa Terra” vem contribuindo para evitar a evasão escolar e mudando o comportamento dos alunos.
“O impacto da música dentro da escola foi muito grande, contagiou toda a comunidade escolar. Temos alguns estudantes, que melhoraram o comportamento e o rendimento escolar. A música conquistou a escola como um todo, até os funcionários gostam de ouvi-los cantar”, afirma a diretora.

A secretária municipal de Educação, Maria Virginia Rocha Andrade, lembra que estudos já comprovaram que a música é uma grande aliada da educação nas escolas. “Através da música desenvolvemos o intelectual, transmitimos mensagens e sentimentos. As linguagens artísticas contribuem diretamente no desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e sócio afetivo do aluno. Participar deste concurso eleva também a autoestima dos estudantes e professores”, afirma a secretária.

Um grupo de pesquisadores da Northwestern University, dos Estados Unidos, revisou uma série de estudos sobre o tema e mostrou que o aprendizado da música estimula a plasticidade do cérebro, ou seja, a capacidade de mudar e se adaptar ao longo da vida.