Alunos do CAIESP se emocionam com peça teatral em Nova Iguaçu

Um dia de cultura, integração e muita diversão. Assim foi a sexta-feira (31) dos cerca de 40 alunos do Centro de Ações Integradas Castorina Faria Lima, o CAIESP, no Jardim Tropical, que participaram do projeto ‘Minha Escola no Teatro’, no Teatro Sylvio Monteiro, no Complexo Cultural de Nova Iguaçu. Os estudantes, que são portadores de necessidades especiais, assistiram a peça teatral ‘Mulan, a Guerreira Chinesa’, produzida pelo grupo Valeu Produções, em parceria com as secretarias de Cultura e de Educação. Somente este ano já foram realizados 16 eventos, reunindo cerca de 1.600 alunos da rede municipal.
“Geralmente levamos as peças até às escolas, mas hoje o dia foi diferente. Eles que foram até ao teatro e viveram este clima cultural. Ainda conheceram a biblioteca e fizeram um verdadeiro tour cultural. Trazemos alunos da rede municipal para conhecer todo o complexo cultural, como exposições e peças teatrais, pois queremos mostrar para eles que podem fazer parte desta inclusão social no município”, afirmou Hermes Jonatan Mariano Teixeira, o Miminho, diretor de Cultura de Nova Iguaçu.
Durante a peça, baseada no filme norte-americano de animação de 1998 da Walt Disney, que conta a lenda chinesa de Huan Mulan, os alunos vibraram e interagiram com os personagens, principalmente durante os momentos de humor.
“Vimos a alegria nos olhinhos deles. Para eles tudo é novo e nunca vieram a um teatro. Temos 211 alunos a partir de 15 anos e todos precisam ter um dia especial como este. Eles ficaram eufóricos. Muitos não conhecem nem cinema”, contou a orientadora educacional do Caiesf, Alba Valéria do Carmo.
A interação do público contagiou e emocionou os atores. “É uma experiência única para estes alunos e para nós também, pois eles viveram um dia mágico e interagiram bastante com os personagens. É uma plateia especial e o carinho deles transmite uma energia enorme para os artistas, que acabam se dedicando ainda mais a fazer uma representação cada vez melhor”, afirmou a atriz Aylla Lacerda, de 29 anos, que interpretou a personagem Mulan.