Intercâmbio cultural traz artistas de Niterói a Nova Iguaçu

Nova Iguaçu vai receber, nos dias 17 e 18 de maio, o projeto “Niterói Além da Ponte”. Trata-se de uma parceria entre as prefeituras de Niterói e de Nova Iguaçu, por meio das secretarias de Cultura das duas cidades e da Fundação de Arte de Niterói (FAN), que tem como objetivo promover um intercâmbio cultural.

“Embora estejam na região metropolitana do Rio de Janeiro e separadas por poucos quilômetros, Nova Iguaçu e Niterói são duas cidades completamente diferentes. Então, projetos de intercâmbio cultural como este são de grande importância para difundir a cultura”, afirma o secretário municipal de Cultura de Nova Iguaçu, Marcus Monteiro, que também pretende levar artistas iguaçuanos para apresentações em Niterói.

Na sexta-feira (17), o cantor e compositor André Jamaica se apresenta na Praça Rui Barbosa, no Centro, às 17h. O sambista começou a cantar profissionalmente em bares da Baixada Fluminense, região onde nasceu e se criou. Seu repertório é marcado por sambas que falam da mitologia africana e traz também canções de compositores consagrados como Cartola, Noel Rosa, Ismael Silva, Candeia, Paulo César Pinheiro, João Nogueira, entre outros.

Já no sábado (18), às 11h, a Comrua Cia de Dança apresenta, também na Praça Rui Barbosa, o espetáculo “Ronco dos Motores”. Sob a direção geral de Pâmela Oliveira e artística de Rodrigo Pires, oito bailarinos exploram as técnicas contemporânea e urbana em uma apresentação com 50 minutos de duração, que promete encantar o público.

Além de Nova Iguaçu, o projeto “Niterói Além da Ponte” vai levar 35 artistas niteroienses a outros 15 municípios do Rio, entre os meses de maio e julho, sempre de sexta a domingo. O intercâmbio cultural prevê apresentações musicais, de dança, teatro, e exposição itinerante.