Alunos do Projovem visitam Parque do Vulcão

Despertar no iguaçuano o sentimento de pertencimento à cidade. Este é o objetivo do Projeto Aula de Campo que está levando alunos do Projovem Urbano para conhecer pontos turísticos e culturais de Nova Iguaçu. Nesta quarta-feira (23), um grupo de estudantes esteve no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu (Parque do Vulcão) e pôde aprender sobre parte da história da região.

Guiados pelo guarda ambiental Carlos Januzzi, os estudantes visitaram a Pedreira São José e passaram por alguns poços d’água em um percurso que os levou até a Fazenda Dona Eugênia, onde há um casarão construído no século XIX com madeira tapinhoã (Mezilaurus navalium), equiparada ao carvalho europeu por sua qualidade e dada como extinta na região. Foi justamente este o ponto que mais chamou atenção da estudante Regiane Gomes dos Santos, de 27 anos.

“O Casarão é bem interessante, faz parte da história de Nova Iguaçu. Gostei muito da iniciativa do Projovem Urbano em levar os alunos para estes passeios. Para quem não conhece estes lugares, como eu não conhecia, é muito bom”, conta a moradora do bairro Ipiranga.

Mãe de quatro crianças, Regiane leva três delas para a escola. Este é um diferencial do Projovem Urbano que permite que as mães levem seus filhos às aulas. As crianças ficam com uma professora na sala de acolhimento enquanto as mães estudam.

“Quando era jovem não entendia a importância dos estudos e deixei a escola muito cedo. Hoje minha visão é diferente e converso muito com minhas meninas para que elas cresçam sabendo que só a educação pode mudar para melhor a vida delas”, afirma Regiane, que sonha concluir os estudos e ingressar na faculdade de Pedagogia.

Para a coordenadora-geral do Projovem Urbano, Luciana Costa da Silva Matta, promover passeios turísticos e culturais pela cidade é a melhor maneira de despertar nos alunos o sentimento de pertencimento. “O curso é dividido em unidades formativas, e hoje eles estão estudando justamente Juventude e Cidade. Então achamos que esses passeios são fundamentais para que eles conheçam um pouco da própria cidade onde estão inseridos”, explica Luciana.

Além do Parque do Vulcão, os alunos do Projovem Urbano já conheceram o SESC Nova Iguaçu, o Iguaçu Velho (primeira sede da cidade, antes chamada de Vila Iguassú), a Fazenda São Bernardino, a Estrada Real. Segundo Luciana Matta, o próximo passeio deverá ser à Casa de Cultura.

O programa Projovem Urbano funciona em duas Escolas da Rede Municipal, situadas nos bairros do Km. 32 e Cabuçu. Podem se inscrever jovens de 18 a 29 anos, já alfabetizados. Além de concluírem os estudos, os alunos têm a oportunidade de sair da escola com formações profissionais na área da beleza, com curso de manicure, pedicure, cabeleireira, maquiagem e depilação.