Casa de Cultura terá exposição com imagens históricas de Nova Iguaçu

Na próxima segunda-feira (21) Nova Iguaçu encerra oficialmente as comemorações pelo aniversário de 186 anos de fundação, celebrado em 15 de janeiro. E para fechar a programação de forma especial, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, vai promover a exposição “Imagens de Nova Iguaçu na Coleção Arruda Negreiros”. O acervo pertenceu ao historiador Ney Alberto e hoje integra a coleção da família do homenageado, que foi prefeito da cidade. As fotografias histórias serão exibidas na Casa de Cultura, na Rua Getúlio Vargas, 51, Centro.

As fotografias da coleção foram produzidas a partir da posse do Dr. Sebastião de Arruda Negreiros como Interventor do município, em dezembro de 1930, quando foi nomeado pelo presidente Getúlio Vargas. Seu primeiro mandato durou até 1936, período que compreende boa parte do acervo em exposição.

“O valor da Coleção Arruda Negreiros como documento iconográfico é incalculável. Na década de 1930 o município de Nova Iguaçu ainda estava íntegro. Compunha seu território as atuais cidades de Nilópolis, Duque de Caxias, São João de Meriti, Mesquita, Belford Roxo, Queimados e Japeri. Arruda Negreiros mandou fotografar todos estes distritos, hoje municípios, além de muitas outras localidades. Resultado: vistas panorâmicas de rara beleza que impressionam todos aqueles que valorizam o patrimônio cultural e paisagístico de nossa terra”, explica o secretário municipal de Cultura, Marcus Monteiro.

Comemorado em 15 de janeiro de 1933, o centenário da criação da Vila de Iguassú mereceu do prefeito Arruda Negreiros atenção especial. Além da organização dos festejos e seu respectivo registro fotográfico, mandou também imprimir um álbum comemorativo, chamado Polianthéia, com numerosas ilustrações e informações sobre o município. No mesmo ano, 1933, foram publicadas as obras, Memória da Fundação de Iguassú, de José Matoso Maia Forte, e Galeria Fluminense – Iguassuanos Illustres, de Américo Vespúcio de Barros Souza e Mello.

“Estes livros, hoje considerados raridades bibliográficas, também compõem o acervo desta exposição que orgulhosamente teremos o prazer de apresentar à população como parte das comemorações do aniversário de nossa cidade”, celebra o secretário. A exposição estará aberta de terça-feira a domingo, das 10h às 20h.