Alunos aprendem a rimar com rapper Dudu de Morro Agudo

Respeito, oportunidade, felicidade, esperança. Estas foram algumas das palavras-chave que compuseram o ‘Rap da Igualdade’, escrito por alunos da E. M. Ivani Vigne Babo, situada em Cabuçu, com o ajuda do rapper iguaçuano Dudu de Morro Agudo. A composição aconteceu na tarde desta sexta-feira (30), na Casa do Professor, durante o RapLab – um laboratório de rap – promovido pelo músico. A atividade fez parte do Festival ‘FUNARJ Arte e Literatura: Entretenimento e Produção de Conhecimento’. O evento é uma parceria entre a Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ) e a Prefeitura de Nova Iguaçu e vai promover atividades culturais na cidade até o dia 5 de dezembro.

A criação do rap foi feita como uma grande brincadeira. Após elegerem o tema ‘igualdade’, os estudantes sugeriram palavras relacionadas à temática. A partir destas palavras, foram criadas frases rimadas. No final, um rap com a cara da juventude, que pede que as diferenças sejam respeitadas e que todos tenham oportunidades iguais por um mundo mais justo.

Um dos mais empolgados com a dinâmica foi Rilley da Silva, 12 anos. O jovem, que gosta de rap, conta que o gênero é capaz de ensinar sobre diversos temas importantes. “Fizemos uma letra que fala sobre todas as formas de igualdade. Falamos sobre racismo e que é preciso respeitar as pessoas”, disse o estudante.

O objetivo de Dudu de Morro Agudo foi atingido.  Conscientizar os jovens através do rap. Dudu, que carrega em seu nome artístico o bairro onde nasceu e foi criado, é presidente do Instituto Enraizados, situado em Morro Agudo, Nova Iguaçu. A entidade sem fins lucrativos, surgida no fim dos anos 1990, busca utilizar as artes integradas do hip hop como ferramenta de transformação social.

“Vim do mesmo lugar que estes alunos e consegui traçar uma trajetória na vida com muitos fracassos, mas também muitos sucessos. Nunca deixei de tentar ou desanimei por ser quem eu sou, um homem negro da Baixada Fluminense”, afirma o rapper.

Além do RapLab, Dudu deu palestra para cerca de 200 estudantes de seis escolas municipais e contou sua trajetória na música, que nasce em Morro Agudo e tem passagens marcantes como a conquista de um campeonato mundial de rap, competição realizada em Miami, nos Estados Unidos.

“Os jovens não podem jamais perder a capacidade de sonhar. Um dia um cara chamado Denilson me parou e falou que eu era capaz de fazer uma série de coisas. Vinte anos depois eu lembro desse cara e quero ser essa referência para a molecada”, conta Dudu de Morro Agudo.