Mais de 200 moradores do Carmari participam de simulado de emergências da Defesa Civil

Moradores do Carmari participaram na manhã deste domingo (28), da atividade organizada pela Secretaria Municipal de Defesa Civil de Nova Iguaçu do projeto “Comunidades Resilientes”. A ação mobilizou 219 pessoas (66 famílias), cerca de 40% do total cadastrado (523 pessoas e 180 famílias). O exercício tem como objetivo desenvolver, orientar e preparar comunidades vulneráveis da cidade para casos de desocupação emergencial.

O treinamento simulou um alerta máximo de desocupação para moradores de ruas próximas a encostas devido a um deslizamento de terra. Eles foram orientados a se dirigirem ao Ponto de Apoio (PA), na Escola Municipal Virgílio de Melo Franco, que fica na Rua Emilio de Menezes, n° 670. Lá foram orientados por agentes da Defesa Civil sobre como proceder neste tipo de emergência e identificaram a sua residência no mapeamento de risco.

A ação também contou com atendimentos como emissão de segunda via de documentos e agendamento para RG e Cadastro Único, feitos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), aferição de pressão e glicose por voluntários da Cruz Vermelha, além da participação da Secretaria Estadual de Defesa Civil. Houve 11 pedidos de vistorias em imóveis e 75 animais domésticos foram cadastrados. A Defesa Civil apresentou a população o Sistema de Alerta Comunitário para chuvas intensas (Sistema AC2I), desenvolvido pelo município, além de oferecer um serviço de requisição de vistorias técnicas no bairro. Ao todo, 14 agentes, 13 estagiários e nove voluntários participaram do trabalho.

A dona de Casa Midiã Lycurgo, de 56 anos, aproveitou a ação para se informar sobre o imóvel onde reside há mais de cinco anos e buscar informações sobre o programa Minha Casa Minha Vida. Ela saiu satisfeita com o atendimento. “É um evento importante para tirar dúvidas. Muitos moram em local de difícil acesso e por isso não recebem muitas informações. Então vir aqui para esclarecer e ainda receber serviços como esses é uma ótima oportunidade de ficar por dentro”, explica ela.

Nova Iguaçu conta com quase 48 mil cadastros no Sistema de Envio de SMS de Emergência da Defesa Civil, sendo uma das principais do estado. Para mobilizar a população a participar do simulado, os agentes da Defesa Civil e líderes comunitários do bairro realizaram um trabalho de orientação durante duas semanas sobre a importância do exercício em casos de emergência. “Os simulados são fundamentais para que os moradores de comunidades em local de risco treinem o deslocamento em casos de emergência. Pelo menos um membro da família comparece ao ponto de apoio, onde recebe as informações da Defesa Civil sobre seu imóvel e aproveita os serviços oferecidos por parceiros. O objetivo final é proteger e preservar a vida dessas pessoas e deixar a nossa cidade cada vez mais resiliente”, destaca o superintendente de proteção comunitária da Defesa Civil, Tenente-Coronel Vilson Santos do Nascimento.

Exercícios semelhantes já foram realizados nos bairros da Cerâmica, Santa Rita e Vila de Cava. Os locais onde as ações aconteceram foram mapeados pela Defesa Civil de Nova Iguaçu junto com o Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro (DRM), levando em conta a possibilidade de desastres naturais, como inundações, enxurradas e deslizamentos de terra, caso de Carmari. Pelo menos outros três simulados estão previstos este ano, nos bairros da Grama, Posse e Austin, além de um exercício simultâneo em novembro para todas as comunidades participantes do projeto.