Vítimas do temporal de abril podem solicitar FGTS a partir desta quinta-feira (5)

As vítimas do temporal que atingiu Nova Iguaçu no início do mês de abril podem solicitar, a partir desta quinta-feira (5), por meio do aplicativo, o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por Situação de Emergência. Para isso, é necessário possuir saldo positivo na conta e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00 por conta vinculada. A liberação pode ser feita pelo aplicativo FGTS até o dia 13 de julho. Quem tiver dificuldades com a ferramenta pode procurar uma agência da Caixa.

Tem direito ao saque o trabalhador titular de conta vinculada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS que resida em área do Município, sob vigência da declaração de Situação de Emergência, conforme relatório da Secretaria Municipal de Defesa Civil encaminhado à Caixa.

Quem precisar ir em uma agência, deverá apresentar comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido nos últimos 120 dias anteriores à decretação de Situação de Emergência, ou seja, entre 15 de dezembro de 2021 e 12 de abril de 2022, documento de identificação do trabalhador ou diretor não empregado, CPF e carteira de trabalho (física ou digital) ou qualquer outro documento que comprove o vínculo empregatício. Caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro, é necessário apresentar Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável.

Calendário de pagamento do FGTS
Nascidos em Recebem em
Janeiro/Fevereiro 11 de maio
Março/Abril 14 de maio
Maio/Junho 18 de maio
Julho 21 de maio
Agosto 25 de maio
Setembro 28 de maio
Outubro 1º de junho
Novembro 8 de junho
Dezembro 15 de junho

 

O trabalhador que não tiver seu endereço cadastrado junto à Caixa ou não possuir comprovante de residência poderá procurar um dos 16 postos oferecidos pela Prefeitura para Atendimento ao Cidadão a partir da próxima segunda-feira (9). Nas sedes das secretarias municipais de Defesa Civil (SMDC) e de Assistência Social (SEMAS), além dos 14 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) equipes especializadas estarão recebendo as solicitações, cadastrando novos endereços e emitindo, após análise, uma Declaração de Residência exclusiva para o saque. Quem tiver dificuldades em utilizar o aplicativo também poderá sanar dúvidas em um dos postos.

Saque 100% digital — App FGTS

O aplicativo está disponível para download gratuito nas plataformas digitais e é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS.

Como solicitar o saque FGTS
Seguem orientações para o trabalhador que tiver direito ao saque emergencial:
– Fazer o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro; ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade;
– Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação da Situação Emergencial;
– Selecionar a opção para creditar o valor em conta Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;
– O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

Confira a lista dos Postos de Atendimento ao Cidadão
– Secretaria Municipal de Defesa Civil
– Secretaria Municipal de Assistência Social
– Cras Maxambomba
– Cras Austin
– Cras Estação Morro Agudo
– Cras Fazenda São Bernardino
– Cras Terra de Marambaia
– Cras Bom Retiro
– Cras Monte Verde
– Cras Serra do Vulcão:
– Cras Águas o Guandu
– Cras Fazenda Cabuçu
– Creas Comendador Soares
– Creas Valverde
– Creas Moquetá
– Creas Estrada de Ferro Leopoldina