Prefeitura de Nova Iguaçu entrega cestas de alimentos da “Cesta Verde” em Comendador Soares e Austin

O projeto “Cesta Verde”, da Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria de Assistência Social, entregou, nesta quarta-feira (29), 500 bolsas de alimentos com frutas, legumes e verduras para famílias que são acompanhadas pelo PIPAS (Primeira Infância Protegida da Assistência Social) e pelo projeto “Mamãe Presente”.

De bicicletas e com auxílio de vans, as equipes do PIPAS, usando máscaras faciais, entregaram 300 cestas em Comendador Soares e outras 200 em Austin. Novas entregas serão feitas em outros bairros, que ainda serão definidos. No ano passado, foram entregues 12 mil cestas verdes.

“Esses alimentos são do Programa de Aquisição de Alimento, do Governo Federal, com itens de agricultores e produtores rurais de Nova Friburgo e Paty de Alferes. Além do PIPAS e do Mamãe Presente, distribuímos esses alimentos para instituições cadastradas no nosso Banco de Alimentos Laranjais de Nova Iguaçu, como creches, abrigos e ONGs”, afirmou Aline Martins, coordenadora de Segurança Alimentar e responsável técnica do Banco de Alimentos. “Há uma estimativa mensal em receber 25 toneladas de alimentos”.

A dona de casa Gabriele Rodrigues de Souza, de 30 anos, foi uma das moradoras de Comendador Soares que recebeu a cesta. Ela disse que a doação, além de ajudá-la a economizar no sacolão, vai estimular os filhos, de 2 e 5 anos, a se alimentarem de forma mais saudável.

“Essa cesta vai enriquecer minha refeição e já vou usar o brócolis no arroz. Fica um almoço muito mais gostoso. Essa doação veio em boa hora”, garantiu.

O Banco de Alimentos, que funciona na sede da SEMAS (Rua Luiz Guimarães, Centro de Nova Iguaçu), está recebendo doações. Eles são selecionados e embalados. Depois, as cestas são encaminhadas aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros onde ocorrem a distribuição.