Covid-19: Prefeitura de Nova Iguaçu terá abrigo para idosos em quarentena

De portas fechadas desde o início da pandemia da Covid-19, o Espaço Municipal da Terceira Idade de Nova Iguaçu (Esmuti) se prepara para reabrir. No entanto, ao invés de promover as dezenas de atividades junto aos idosos, como acontecia anteriormente, o local será reaberto como abrigo de quarentena. O objetivo da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), responsável por gerenciar o Esmuti, é receber, a partir de junho, idosos com suspeita ou confirmação do novo coronavírus, mas que não necessitem de internação hospitalar.

O espaço, situado no bairro da Luz, está sendo reformado e já começou a receber colchões e camas que servirão aos idosos que posteriormente serão acolhidos na Casa de Acolhimento da Terceira Idade (CATI) ou em abrigos privados da cidade.

“Nós não conhecemos o histórico de saúde do idoso quando o recebemos. Então esta quarentena no Esmuti será importante para que possamos observar se ele irá desenvolver ou não algum sintoma do coronavírus. Após o período de uma possível transmissão do vírus, ele poderá seguir para uma instituição de longa permanência”, explica a secretária da SEMAS, Elaine Medeiros.

Idosos que já vivem em abrigos da cidade ou até mesmo que moram com suas famílias, mas que não têm condições de fazer uma quarentena segura em suas casas, também poderão buscar abrigo no Esmuti. “Eles ficarão isolados até que possam retornar aos seus abrigos de origem ou aos seus lares. Desta forma, as demais pessoas que convivem com eles no dia-a-dia estarão seguras”, garante a superintendente de Proteção Social Especial, Samantha Nazareth.

Os idosos que moram com suas famílias e necessitam de acolhimento no abrigo deverão procurar o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) mais próximo de suas residências para uma avaliação da necessidade do isolamento. A princípio, o Esmuti poderá abrigar, simultaneamente, até 20 pessoas. Dentro do próprio espaço haverá separação entre aqueles com suspeita de coronavírus e os que tenham a doença confirmada.