Prefeitura de Nova Iguaçu entrega mais 300 cestas de alimentos para famílias dos programas PIPAS e Mamãe Presente

Mais 300 cestas do projeto “Cesta Verde”, da Prefeitura de Nova Iguaçu, foram entregues nesta sexta-feira (8) pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) nos bairros de Comendador Soares, Nova Era, Austin, Valverde, Vila de Cava e Cerâmica. O projeto é destinado para as duas mil famílias acompanhadas pelo projeto PIPAS (Primeira Infância Protegida da Assistência Social) e para as 500 gestantes do projeto “Mamãe Presente”. Lançado no dia 17 de abril, o “Cesta Verde” entregou, na semana passada, outras 300 cestas aos moradores do Centro, Vila de Cava, Miguel Couto e Águas de Guandu. No próximo dia 15, a entrega acontece nos bairros próximos aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Centro, Serra do Vulcão, Marambaia, Miguel Couto e Águas de Guandu.

Cada cesta, que pesa cerca de dez quilos, tem frutas, legumes e verduras. Elas são entregues de bicicletas pelas equipes do PIPAS. Como medida para evitar a propagação do coronavírus (Covid-19), os entregadores estão usando luvas, máscara facial e álcool em gel.

O Banco de Alimentos, que funciona na sede da SEMAS (Rua Luiz Guimarães, Centro de Nova Iguaçu), está recebendo doações. Os alimentos arrecadados são selecionados, higienizados, processados e embalados, com base em conhecimentos técnicos e científicos em segurança alimentar e combate ao desperdício. Depois dessa fase, as cestas são encaminhadas aos CRAS dos bairros onde ocorrem a distribuição.

Ainda na tarde desta sexta-feira (8), equipes da Secretaria de Assistência Social de Nova Iguaçu entregaram 45 cestas básicas aos catadores de material reciclável do município. A doação aconteceu na Cooperativa Vitória, na Rua Teles Bittencourt.

Além da SEMAS, a Secretaria Municipal de Educação está distribuindo cestas básicas para os mais de 65 mil alunos da rede municipal, com 141 unidades, incluindo escolas e creches, que estão com suas aulas suspensas desde o dia 16 de março por causa da pandemia. Até a tarde desta sexta-feira (8), já foram entregues 47.044 cestas.