Equipes da Prefeitura de Nova Iguaçu prestam apoio à população atingida por temporal

O dia seguinte ao temporal que caiu sobre Nova Iguaçu, na noite de domingo (02), foi de muito trabalho para a Prefeitura e as famílias atingidas. Nesta segunda-feira (03), equipes das secretarias municipais de Defesa Civil, de Assistência Social (SEMAS) e de Infraestrutura (SEMIF) percorreram a cidade para prestar atendimento às vítimas da tempestade. Até as 16h, 60 ocorrências haviam sido registradas pela Defesa Civil. Trinta e cinco delas já haviam sido atendidas.

O local mais prejudicado foi o bairro Mangueira, localizado aos pés da Serra de Madureira. Do alto do maciço a chuva desceu arrastando pedras, troncos e galhos de árvores, causando a obstrução de uma calha utilizada para o escoamento de um córrego e que passa sob a Rua Simirames. Com o canal bloqueado, o córrego transbordou e a água invadiu a rua, tomando outra direção.

A força da correnteza derrubou o muro de uma casa, na Rua Leci Danon, e arrastou uma idosa de 80 anos. Ela chegou a ser socorrida para a UPA de Comendador Soares, mas não resistiu e morreu a caminho da unidade. Outras duas pessoas também foram arrastadas pela água, uma mulher de 44 anos e o filho de 11. Ambos foram levados para o Hospital Geral de Nova Iguaçu. A mãe recebeu alta, enquanto o menino segue internado. O estado de saúde da criança é estável. Eles estão sendo acompanhados por uma equipe de assistentes sociais e psicólogo da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A SEMAS também levou equipes ao bairro Mangueira, onde montou tenda na Rua Leci Danon. Material de limpeza, água e cestas básicas foram distribuídas aos moradores atingidos pela enxurrada. Já a equipe da SEMIF desobstruiu o córrego, retirou entulho e todo o asfalto destruído pela força da chuva. Funcionários da Empresa de Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb) retiraram toda a lama da casa onde morava a idosa que morreu no desastre natural.