Nova Iguaçu realiza Conferência de Assistência Social

A 12ª Conferência Municipal da Assistência Social de Nova Iguaçu foi aberta nesta terça-feira (3). Com o tema ‘Assistência Social: direito do povo com financiamento público e participação social’, o evento reuniu no auditório da UFRRJ representantes da sociedade civil, órgãos governamentais, instituições e representantes de segmentos sociais do município. O encontro será encerrado nesta quarta-feira (4).

O vice-prefeito de Nova Iguaçu, Carlos Roberto Ferreira, participou da abertura da Conferência. “É um momento extraordinário onde a população se reúne par definir as principais prioridades da assistência social de um governo que ouve a população”, disse Ferreirinha. Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Elaine Medeiros, a Conferência é um espaço democrático de participação social. “Vamos ouvir a sociedade para levantar propostas para melhorar a política de assistência social em Nova Iguaçu”, explicou a secretária.
As discussões nos dois dias do evento, de acordo com o assistente social Vitor Hugo Miranda, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Nova Iguaçu, serão focadas em três eixos: assistência social como direito do povo e dever do estado, financiamento e participação popular. “A partir da promulgação da Lei Orgânica da Assistência Social, a Conferência é a instância mais importante de participação da população na avaliação da política pública de assistência social e nas deliberações para estas políticas “, afirma Vitor Hugo.

Tais Gonçalves Gomes de Almeida, assistente social que trabalha no CRAS Terras de Marambaia, também reforça a importância da reunião. “A Conferência é o maior momento de participação democrática na política de assistência social de Nova Iguaçu. Reúne usuários, trabalhador do SUAS (Sistema único de Assistência Social), instituições e governo. Cada um tem o mesmo peso e vão decidir coletivamente quais são os rumos da política municipal de assistência social, para que seja ainda mais forte”, afirma ela.

Durante o evento foram realizadas apresentações musicais de usuários dos CRAS e uma exposição de artesanato, com trabalhos de participantes das oficinas oferecidas nas unidades. Elaine Belém, 56 anos, artesã há dois meses, que tem aulas no CRAS de Morro Agudo, foi uma das expositoras “Aproveitei a conferência para expor meus produtos e ganhar uma renda extra. Ainda vendo salgadinhos”, disse ela.

Nesta quarta-feira, na plenária final, serão analisadas as propostas discutidas pelos grupos de trabalho nos dois dias de reunião. Também serão eleitos os delegados de Nova Iguaçu na Conferência Estadual de Assistência Social, que deve ocorrer em novembro. As deliberações aprovadas serão defendidas por estes delegados de Nova Iguaçu na Conferência Estadual.