Nova Iguaçu cria Agência de Oportunidades e reabre SINE

A Prefeitura de Nova Iguaçu adotou duas iniciativas para ajudar moradores da cidade que estão em busca de uma vaga no mercado de trabalho. Em parceria com o AfroReggae criou a Agência Nova Iguaçu de Oportunidades e, com o Governo do estado, vai reabrir o posto do Sistema Nacional de Emprego (SINE) no município. Os dois projetos serão inaugurados nesta quarta-feira (19) e vão funcionar no prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), na Rua Doutor Luiz Guimarães, 956, no Centro,
A Agência Nova Iguaçu de Oportunidades é baseado no Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – ACESSUAS TRABALHO, do Governo federal, que tem como objetivo ser uma ponte entre empregador e empregado. Quem procurar a Agência será orientado sobre como montar currículo e também receberá dicas sobre como se vestir, comportar e participar de um processo seletivo para emprego. Também serão oferecidos gratuitamente cursos preparatórios para concursos públicos. Equipes da Agência de Oportunidades já vem participando do ‘Prefeitura Presente’, ação da Prefeitura de Nova Iguaçu que leva serviços gratuitos aos bairros afastados do Centro, cadastrando interessados em participar do projeto.
“Estamos trabalhando na captação de empresas parceiras que irão abrir frentes de trabalho para nossa agência. Os usuários do serviço serão cadastrados no banco de informações e irão preencher o Plano Individual de Acompanhamento (PIA). Desta forma, eles poderão ser indicados para vagas de trabalho”, explica a secretária da SEMAS, Elaine Medeiros, que acredita no sucesso da parceria com o AfroReggae. “Eles têm expertise e um projeto muito parecido com a agência. Este projeto tem tudo para dar certo”, avalia Elaine.
Fechado desde o primeiro semestre de 2015, o posto do Sistema Nacional de Emprego (SINE) será reaberto graças a um termo de compromisso entre a Prefeitura de Nova Iguaçu e o Governo do estado, que cedeu todo o mobiliário e o sistema de inteligência necessário para o funcionamento do espaço. “Nós entraremos com a equipe que vai trabalhar no balcão de emprego, carteira de trabalho, auxílio desemprego e captação de vagas para o mercado de trabalho”, explica a secretária Elaine Medeiros. Segundo ela, a Agência Nova Iguaçu de Oportunidades e o SINE funcionarão de forma integrada.
Além de apoiar o Programa de Geração de Emprego, Trabalho e Renda (PROJER), o SINE atua unificando mão de obra através de suas agências e controlando o pagamento do seguro desemprego. Ele é responsável pela captação e oferta de vagas junto a uma rede de empresas e empregos, e pelo encaminhamento de candidatos que apresentem perfil para ocupar esses postos de trabalho.
De acordo com levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego no estado do Rio de Janeiro bateu recorde no primeiro trimestre de 2019. Cerca de 1,358 milhão de pessoas estão fora do mercado de trabalho. Este é o maior número já registrado desde 2012, quando teve início o levantamento.