Assistência Social fará Abordagem Social Conjunta nas ruas de Nova Iguaçu

Uma reunião na tarde desta quarta-feira (8), na Secretaria de Assistência Social de Nova Iguaçu (Semas) discutiu estratégias para a primeira ‘Abordagem Social Conjunta’ em pessoas em situação de rua na cidade. A ação, que será noturna, deve acontecer pelo menos duas vezes por mês. Participaram da reunião representantes de diversos órgãos e parceiros do município, como as secretarias de Saúde e Segurança Pública, Conselho Tutelar, Casa do Menor São Miguel Arcanjo, entre outros.
“Nossa proposta é envolver todos os órgãos e a sociedade civil, para que tenhamos um trabalho integrado com a população em situação de rua. Conseguimos agregar atores sociais no trabalho de abordagem. A ideia é criar uma agenda fixa de abordagem social noturno na rua, para conhecer melhor essa população e cadastrá-los, para traçar um perfil desses moradores, saber se eles tem família, se podem voltar pra casa”, afirmou a secretária de Assistência Social, Elaine Medeiros.

Segundo ela, o Centro de Referência Especial para Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop), ligado à Secretaria de Assistência Social, oferece serviços especializados para as pessoas em situação de rua, com atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização. Há usuários que não possuem famílias, dependentes e usuários de drogas, entre outros.

“Não faremos ação de repressão. Temos que criar ações de enfrentamentos ao uso abusivo de drogas. Nossas reuniões serão mensais para discutir e traçar as estratégias de abordagens noturnas”, completa a secretária. Em 2017, ainda segundo ela, a secretaria atendeu cerca de três mil moradores de rua, em 2018 foram cerca de quatro mil e este ano, o número vem se mantendo na mesma média do ano passado. “A maioria dos moradores de rua está no Centro de Nova Iguaçu, onde se sentem mais seguros. Eles também temem pela violência”, lembrou a secretária.

loker situbondo https://suaralama.info/