Centro Pop inaugura Espaço de Incentivo à Leitura

“Na Cor da Pele”, de Júlio Emílio Braz, “A Ideia Genial de Kamo”, de Daniel Pennac, “Uma história sentimental das ciências”, de Nicolas Witkowski, além de gibis infantis, ganharam espaço nas paredes do Centro de Referência Especial para Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop), que nesta quarta-feira (27), inaugurou o Espaço de Incentivo à Leitura. O local, ligado à Secretaria de Assistência Social de Nova Iguaçu, oferta serviço especializado para pessoas em situação de rua, realizando atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização. Ainda foram oferecidos de forma gratuita, serviços estéticos como massagem, lavagem, pintura e corte de cabelo em mulheres que frequentam o espaço.

“Temos três usuários do espaço que retornaram aos estudos com o EJA (Educação entre jovens e adultos) no Colégio Monteiro Lobato e o livro tem sido fundamental para os frequentadores desta casa. Temos uma oficineira que trabalha com o reaproveitamento de caixotes e usamos este material para fazer uma estante para os livros”, explicou o diretor do Centro Pop, José Cláudio.

Ao todo, foram doados 122 livros pelo Banco Itaú e a Secretaria Municipal de Cultura. Atualmente, cerca de 50 pessoas frequentam o espaço diariamente. Além do serviço de beleza, foram distribuídos rosas para todas as mulheres que participaram do evento. A empresa Natuhair fez a doação de kits de beleza no Centro Pop para quem participasse da ação.

Há um mês nas ruas de Nova Iguaçu, Wilian Araújo da Silva, de 24 anos, voltou a estudar após muito incentivo no Centro Pop.
“Por causa de uma briga de família fui parar nas ruas e atualmente vendo amendoim para ganhar uma grana, mas vou me dedicar aos estudos e tenho o sonho de me tornar um grande advogado. Peguei gosto pela leitura. Ainda dá tempo”, contou o jovem, que estudou até o 4ºano do ensino fundamental.

Catando latinha e trabalhando como ajudante na feira para se sustentar, Simone Costa da Silva, de 39 anos, 10 deles nas ruas, ganhou um dia de modelo, segundo ela.
“Meu cabelo passou por uma hidratação e fiquei até mais bonita. Ganhei um dia de princesa”, brincou.
O Centro Pop atende na Rua República Árabe da Síria, nº 136, no Centro de Nova Iguaçu e funciona de segunda a sexta de 8 h às 17 h.

loker situbondo https://suaralama.info/