Novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é inaugurado

“O Centro de Referência de Assistência Social (Cras), mudou a minha vida. Aqui aprendi a ter autoestima, descobri mais que amigos, ganhei uma segunda família e encontrei apoio para ajudar meu filho. É onde tenho apoio sempre”. O depoimento emocionado é de Maria de Fátima Ribeiro de Carvalho, 48 anos, usuária do Cras de Comendador Soares. Ela e outros milhares de moradores da região ganharam nesta terça-feira (19), um novo espaço de atendimento, mais amplo e confortável, que agora passa a se chamar Cras Estação Morro Agudo.

O local, cedido pela Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu, onde antes funcionava um posto de saúde – transferido em 2016 para a Super Clínica de Morro Agudo – foi totalmente reestruturado, ganhando nova pintura, salas com ar condicionado e a Casa da Primeira Infância. Será o único Cras com este tipo de acolhimento do Brasil. A casa vai acolher crianças de 0 a 3 anos, além de gestantes no atendimento cognitivo, de psicomotricidade e fortalecimento do vínculo familiar e social.

A inauguração teve a presença do prefeito Rogerio Lisboa, da defensora pública Heloísa Guimarães e de secretários de diversas pastas da cidade. “Os Cras são equipamentos fundamentais para uma cidade. É a porta de entrada para políticas públicas da Assistência Social e demais serviços públicos. Outra função primordial dos Cras é a criação de vínculos entre as pessoas e a comunidade. É um equipamento para cuidar das pessoas”, disse o prefeito.

Outra novidade do CRAS Estação de Morro Agudo é a Casa da Inovação, um espaço criado em parceria com a Secretaria de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação que vai oferecer cursos de Inclusão Digital e 60 +, com aulas de noção de informática e redes sociais para pessoas com mais de 60 anos.

“Estamos ampliando a oferta de atendimento para essa região, com mais conforto e humanizando o serviço. A expectativa é que a unidade atenda uma média mensal de 5 mil famílias. Inauguramos hoje já realizando atendimentos”, explica a secretária municipal de Assistência Social, Elaine Medeiros.

O Cras Estação Morro Agudo vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Formosa, ao lado da Praça Havana, em Comendador Soares. A população terá acesso gratuito a serviços como isenção de taxas para documentos, certidões, inscrição em concurso público, cadastro único para o Bolsa Família, ID Jovem, tarifa social de telefone e luz e cartão do idoso. A unidade vai contar com 19 profissionais (dois psicólogos, dois assistentes sociais, três orientadores sociais, um administrativo, dois operadores de cadastro único, um auxiliar de serviços gerais e oito oficineiros).

Além de oferecer atendimento com assistente social e psicólogo, o Cras também terá oficinas de zumba, ginástica, Tai chi Chuan, corte e costura, artesanato, capoeira, auriculoterapia, canto e coral entre outros.