Serviços da Secretaria de Assistência Social ao vivo na rádio

Usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Nova Iguaçu ganharam nesta quarta-feira (09) mais um canal de contato com a Prefeitura. Entrou no ar, durante o programa “Tropical em Ação”, na Rádio Tropical 830 AM, o quadro Comunica CRAS, para divulgar os serviços, programas e projetos da Proteção Social no município e conscientizar os usuários sobre seus direitos.

A superintendente de Proteção Social Básica, Juliana Gomes, foi a entrevistada desta quarta-feira. Ela apresentou um panorama do trabalho desenvolvido pela Secretaria e os próximos passos para este ano. Para Juliana, a participação na rádio vai aumentar a procura nos dez Cras da cidade. “Logo no primeiro dia de programa já tiramos dúvidas de moradores sobre documentos e benefícios. Isso é importante para ajudar a população e explicar sobre o que eles têm direito”, afirmou ela.

O quadro será apresentado todas as quartas-feiras, das 10h às 12h. O programa “Tropical em Ação” é apresentado pelo radialista Nelson Silva. Já o quadro Comunica CRAS é produzido e apresentado pela cineasta e assistente social Zéuli Moraes, e roteirizado por ela e Carlos Daniel Luz, que também é assistente social e cineasta. Outra convidada desta quarta-feira foi a assistente social e diretora do CRAS Centro, Kelen Barbosa, que falou sobre o equipamento da proteção social básica e sua importância para a política de assistência social.

Nos Cras são oferecidos atendimentos com psicólogos, assistentes sociais, isenção de documentos, gratuidade para casamento, oficinas de modelo e manequim, artesanato, capoeira, música, DJ, língua japonesa, canto, violão e aulas de percussão, entre outros. “Neste primeiro programa falamos muito sobre o Cras Centro, que é um dos mais movimentados e disponibilizamos todos os endereços destes espaços, além dos trabalhos de nossas coordenadorias e benefícios, como o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e as oficinas oferecidas. O mais legal é que o ouvinte pode entrar ao vivo durante o programa e tirar dúvidas”, disse Zéuli Moraes.

Para o apresentador do programa Tropical em Ação, Nelson Silva, a parceria com a Secretaria de Assistência Social vai ser fundamental para a comunidade. “Nossa proposta é ampliar a divulgação de tudo que a comunidade tem direito e essa parceria vai possibilitar ao morador conhecer o que é oferecido nos Cras. São assuntos importantes no dia a dia da população”, disse ele.

O Comunica CRAS começou a ser apresentado em 2016, idealizado e desenvolvido pelas assistentes sociais Aldinéia Guimarães e Edith Lícia, e pela estagiária na época, Ana Paula Laranjeiras. O programa foi interrompido em setembro de 2018 porque as idealizadoras assumiram outras funções na Secretaria Municipal de Assistência Social. Entendendo a importância do quadro, o setor de comunicação da SEMAS assumiu o comando do mesmo. O horário na rádio foi cedido gratuitamente.