Guarda Ambiental de Nova Iguaçu desativa carvoaria clandestina em Jaceruba

Uma operação conjunta, neste sábado (28), entre a Guarda Ambiental Municipal de Nova Iguaçu – órgão ligado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) – e policiais militares do PROEIS (Programa Estadual de Integração na Segurança) desativou uma carvoaria ilegal em Jaceruba. Cinco pessoas foram encaminhadas para a 58ª DP (Posse).

A Guarda Ambiental Municipal chegou até o local graças ao trabalho de inteligência que vem sendo realizado na busca pelos autores de incêndios florestais que têm ocorrido nas Áreas de Proteção Ambiental (APA) da cidade. Um drone adquirido pela SEMAM e utilizado no monitoramento das áreas protegidas flagrou o crime ambiental e ajudou os agentes a chegarem até a Rua Japeri, nº 286, na APA de Jaceruba.

Cinco pessoas foram flagradas embalando carvão em uma grande área de vegetação que foi destruída e a madeira queimada em um forno para a obtenção do carvão. O produto era embalado e etiquetado no local e, segundo as investigações preliminares, iria ser comercializado em pelo menos uma loja, em Vila de Cava.

Cerca de 60 sacos de carvão foram apreendidos no endereço. Os autores foram conduzidos para a delegacia, autuados com base na lei ambiental e responderão processo em liberdade. Um procedimento administrativo também será aberto pela SEMAM, visando a reparação do dano ambiental causado pela ação ilegal.

A SEMAM prevê a realização de novas ações conjuntas não somente com o PROEIS, mas também com fiscais do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).