Prefeitura inicia operação de fiscalização e conscientização durante o Carnaval em Tinguá

A Prefeitura de Nova Iguaçu iniciou, neste sábado (13), o Plano Verão Tinguá, que irá acontecer durante os quatro dias de carnaval com ações voltadas para prevenção e segurança. Agentes municipais estão atuando nas rodovias, cachoeiras, sítios e na parte comercial da região, reforçando os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. As equipes da Ordem Pública, em parceria com policiais militares do Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança), continuam fiscalizando o bairro para desmobilizar eventos festivos. A operação vai até a próxima terça-feira (16).

Dois pontos de apoio foram montados nos principais acessos ao bairro. O primeiro deles fica na Estrada Federal de Tinguá – RJ 111, em Vila de Cava, onde as equipes fazem abordagem aos motoristas, ordenamento, controle do trânsito e pesquisas turísticas. O segundo é na Praça de Tinguá, onde funciona a maior parte do comércio. Por lá, os agentes fazem o ordenamento público para coibir o estacionamento irregular, além de ações preventivas de acidentes e fiscalizações em sítios e cachoeiras com o intuito de evitar aglomerações.

Neste primeiro dia de operação, 30 agentes estiveram envolvidos nas ações. Pelo menos 628 veículos acessaram Tinguá. Não houve registro de acidente na estrada nem ocorrência policial. A ação é realizada e coordenada pela Prefeitura com a participação das secretarias municipais de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, com apoio das secretarias de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Defesa Civil, Secretaria de Saúde, que vai ceder serviços da SAMU, Segurança Pública, Governo (Controle Urbano) e parceria da Polícia Militar com o Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança).

“Criamos o plano para minimizar os impactos provocados pela alta procura dos visitantes, já que Tinguá possui um enorme potencial turístico e é frequentado, inclusive, por pessoas da capital. Nosso trabalho é garantir a fiscalização e a segurança sem desrespeitar este momento de pandemia”, explica o secretário da Semadetur, Fernando Cid.

Moradora de São João de Meriti, a costureira Marli Thomaz, de 57 anos, foi a um sítio em Tinguá para celebrar o aniversário de um parente. Antes de entrar,  ela precisou aferir a temperatura e higienizar as mãos com álcool em gel, assim como outros visitantes, protocolo fiscalizado de perto pelos agentes envolvidos na operação.

“Ações como essa trazem segurança. O sítio também está vazio e tomando todas as medidas. Vamos aproveitar o sábado, cada um no seu espaço, com responsabilidade”, conta ela.