Prefeitura de Nova Iguaçu lança Disque Queimada para população denunciar incêndios florestais

A Prefeitura de Nova Iguaçu tem uma nova ferramenta no combate aos incêndios florestais na cidade. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMADETUR), em parceria com a Secretaria Municipal de Defesa Civil (SMDC), lançou, nesta quarta-feira (22), o Disque Queimada. Quem flagrar incêndios ou até mesmo possíveis causadores de queimadas podem fazer a denúncia pelo telefone 0800 022 3660. A ligação é gratuita e o denunciante não precisa se identificar.

O serviço funciona durante os sete dias da semana, 24 horas por dia. A central de atendimento fica baseada na Defesa Civil, responsável por repassar as denúncias à SEMADETUR. Esta, por sua vez, enviará equipes da Guarda Ambiental Municipal (GAM) ao local para conferir a procedência da informação e, em caso positivo, iniciar o combate às chamas. Se for necessário, o Corpo de Bombeiros de Nova Iguaçu (4º GBM) também será acionado.

“Estamos tendo um aumento no número de incêndios florestais na cidade. O Disque Queimada será importante, pois funcionará de forma ininterrupta para sermos acionados pela população a qualquer hora do dia ou da noite”, explica a secretária da SEMADETUR, Fernanda Braga.

Para o secretário da Defesa Civil, tenente-coronel Jorge Ribeiro Lopes, as queimadas, em sua maioria, são criminosas e podem ser evitadas se denunciadas a tempo. “A mobilização do cidadão é fundamental. Uma ligação pode nos ajudar a combater as chamas logo em seu início ou até mesmo impedir uma queimada”.