Nova Iguaçu participa de ‘Um Dia no Parque’

O Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, o Parque do Vulcão, será uma das áreas de preservação do Estado do Rio participantes da campanha “Um Dia no Parque”, que acontece no próximo domingo (21), em todo o Brasil. Quem for ao Parque vai participar de uma agenda especial preparada para o evento, organizado pela Coalizão Pró UCs (Unidades de Conservação), com o objetivo de incentivar a visitação em parques naturais, para lazer, educação ambiental e conscientização ecológica.

Além de uma caminhada de 2km até o local onde pesquisadores afirmam existir um vulcão extinto, quem for ao Parque Natural de Nova Iguaçu poderá participar também de aula de yoga e de palestras ao ar livre sobre educação ambiental, biologia, geografia, história e ciências, ecoturismo, preservação e conservação. Por fim, os visitantes ainda farão um piquenique na Pedreira São José, local onde são realizados eventos da Prefeitura de Nova Iguaçu como o projeto Música na Natureza, e logo após participarão de um mutirão de limpeza do Parque.

A campanha “Um Dia no Parque” será realizada simultaneamente em áreas protegidas de todo o país. “Nova Iguaçu tem um patrimônio ambiental rico e belo que inclui o Parque do Vulcão, localizado bem no centro da cidade. Queremos que as pessoas conheçam o parque, se encantem com suas belezas e diversidades e se transformem em aliadas na luta pela preservação ambiental”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Cid, que reforça o convite para que o público visite o parque neste fim de semana. “Estão todos convidados a participar desta importante campanha nacional, no domingo”.

As atividades no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu acontecem das 8h às 16h. A unidade fica na Estrada da Cachoeira, com acesso pelo bairro Caonze.

Ações da Prefeitura fazem crescer número de visitantes

Desde o início da nova gestão, em janeiro de 2017, a Prefeitura de Nova Iguaçu vem desenvolvendo ações para estimular a visitação ao Parque Natural Municipal da cidade. Uma das principais foi o investimento na Guarda Ambiental Municipal (GAM) que até então contava com apenas nove agentes – todos contratados – e hoje possui 33, sendo os 24 novos integrantes aprovados em concurso público.

“A presença da Guarda Ambiental traz maior sensação de segurança. Isto faz com que o público vá ao parque e queira voltar outras vezes, criando uma identificação com a natureza e sendo um importante agente na luta pela preservação ambiental”, explica Edgar Martins, coordenador técnico do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu.

Eventos esportivos e também culturais como o projeto Música na Natureza, que transforma a área onde está localizada a Pedreira São José em um grande palco para apresentações de artistas locais de diferentes gêneros musicais, também têm sido fundamentais para que cada vez mais pessoas visitem o parque. A prova do sucesso destas ações está nos números. Em 2016, a unidade recebeu cerca de 7.600 pessoas. Já no ano passado mais de 27.200 visitantes passaram pelo parque.