Nova Iguaçu terá programação especial na Semana do Meio Ambiente

Com cerca de 65% de seu território composto por áreas verdes, Nova Iguaçu tem dado cada vez mais atenção à preservação ambiental. E para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMADETUR), vai promover a Semana Municipal do Meio Ambiente. As atividades serão realizadas de 4 a 9 de junho em diversos pontos da cidade e com direito a escala em Brasília.

A abertura da Semana do Meio Ambiente será às 10h, no Complexo Cultural de Nova Iguaçu, com a exposição “Um Voo Para a Liberdade”. Nela, estarão expostos trabalhos realizados por alunos de 49 escolas municipais com gaiolas apreendidas pela Guarda Ambiental Municipal. A proposta da exposição foi possibilitar aos estudantes darem um novo significado às gaiolas, desconstruindo a ideia de prisão. No mesmo dia, às 14h, também no Complexo Cultural, será lançado o aplicativo para smartphones ‘Trilhas de Nova Iguaçu’, uma ferramenta que vai permitir aos trilheiros e amantes da caminhada ao ar livre conhecer as trilhas da cidade e seus graus de dificuldade.

O dia 5 de junho será especial. Às 18h, o prefeito Rogerio Lisboa estará em Brasília para a disputa da etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Nova Iguaçu chegou a esta fase após vencer a etapa estadual na categoria ‘Inovação e Sustentabilidade’. Antes disso, às 9h, será lançado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – campus Nova Iguaçu o ‘Programa Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica – Plano Municipal de Mata Atlântica’.

Na quinta-feira (6) a Câmara Municipal vai promover, às 18h, sessão solene Prêmio de Mérito Ambiental. No dia seguinte, na Casa do Professor, sede da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), acontece o lançamento do Projeto Educação Ambiental em Espaços Naturais e Gestão de Recursos Hídricos.

A Semana Municipal do Meio Ambiente terá encerramento no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu (Parque do Vulcão). No sábado (8), às 8h, será feito um mutirão de limpeza aberto ao público. Já no domingo (9), às 8h, acontece a ‘Caminhada na Natureza’ e em seguida, às 9h, mais uma edição do projeto ‘Música na Natureza’, com Alex Kid e banda fazendo um som acústico.