Alunos da rede municipal vão transformar gaiolas em arte

Desconstruir o conceito de prisão e dar um novo significado à gaiola. Este é o desafio que alunos de 49 escolas municipais de Nova Iguaçu deverão enfrentar para transformar o objeto que aprisiona diversos animais silvestres, especialmente os pássaros, em obra de arte que remetam à liberdade. As gaiolas, todas apreendidas durante operações da Guarda Ambiental Municipal (GAM) no combate ao comércio ilegal de animais ou entregues de forma voluntária, foram distribuídas nas unidades de ensino e vão se tornar esculturas que poderão ser apreciadas na exposição ‘Um Voo Para a Liberdade’, no Complexo Cultural de Nova Iguaçu.

A ação acontece graças a uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMADETUR), a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e a Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT. Para o secretário da SEMADETUR, Fernando Cid, esta união entre as secretarias é fundamental no combate ao crime ambiental.

“Queremos alertar a população sobre estas pessoas que lucram com a comercialização de pássaros e conscientizá-las que o confinamento das aves em gaiolas configura maus-tratos. E nada melhor do que levar esta discussão para as escolas, pois as crianças terão desde cedo uma maior consciência ambiental e irão difundi-la dentro de suas famílias”, avalia Cid.

As gaiolas transformadas em arte estarão expostas no Complexo Cultural (Rua Getúlio Vargas, 51, Centro) a partir desta terça-feira (4), data da abertura da Semana Municipal do Meio Ambiente. A exposição no local vai até o dia 21 do mesmo mês e após este período ela será levada para as escolas municipais.

Mais de 230 animais recolhidos

Somente nestes cinco primeiros meses de 2019 a Guarda Ambiental Municipal de Nova Iguaçu apreendeu em operações ou recebeu voluntariamente 234 animais de 29 espécies. Destaque para o Coleiro Papa Capim (57), o Tizil (44), o Canário da Terra (30) e o gambá (22), nenhuma em extinção. Juntos, eles representam mais da metade dos animais recuperados. Destacam-se também três espécies em risco de extinção, o Sabiá Laranja (1), o Pexoxó (6) e o Papagaio Verdadeiro (1), além de duas já em extinção: o Cágado Barbicha (3) e o Maracanã Verdadeiro (1).