Guarda Ambiental ministra curso para Guarda de Paracambi

O trabalho realizado pela Guarda Ambiental Municipal (GAM) de Nova Iguaçu vem chamando a atenção de municípios vizinhos. Esta semana, a Prefeitura de Paracambi, por meio da Superintendência da Guarda Municipal, convidou a GAM para ministrar um curso de Instrução de Operações em Área Florestal aos aspirantes ao cargo de agentes da 5ª turma de guardas municipais. O treinamento aconteceu na quarta-feira (20), na Cachoeira de Coroa Grande, em Itaguaí.

Ao longo de todo o dia o instrutor da Guarda Ambiental de Nova Iguaçu, Marcelo Gonçalves da Silva, responsável pelo treinamento dos guardas que incorporaram a GAM no ano passado, ensinou aos alunos técnicas de sobrevivência e também operações na floresta. Ele teve o auxílio do instrutor Carlos Januzzi.

“Os aspirantes receberam orientações sobre como obter e purificar água, alimentos animal e vegetal, confeccionar abrigos e fazer fogo. Além disso, aprenderam a identificar alimentos venenosos. Já no módulo ‘Operações’, eles foram instruídos sobre como patrulhar e progredir dentro da floresta, desativar armadilhas de caça e como abordar e proceder com pessoas que estejam de forma irregular em uma unidade de conservação”, explica Marcelo Gonçalves da Silva.

Em Nova Iguaçu, a Guarda Ambiental Municipal atua na defesa das áreas protegidas, o que representa cerca de dois terços do território da cidade. “Nosso trabalho envolve a educação ambiental, o patrulhamento do município e a fiscalização de crimes ambientais, como incêndios e caça”, explica o secretário de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMADETUR), Fernando Cid.