Música na Natureza terá dia de folia no Parque do Vulcão

O carnaval vai chegar mais cedo em Nova Iguaçu. No dia 24 de fevereiro o Parque Natural Municipal (Parque do Vulcão) recebe a 9ª edição do projeto “Música na Natureza”, a segunda do ano. E para entrar no ritmo da festa, os foliões vão cair no samba ao som do Grupo Expressão e do iguaçuano Cremilson ”Bico Doce”, intérprete oficial da Mangueira. As apresentações começam às 10h. O evento é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMADETUR).

Cantor, compositor e instrumentista nascido e criado em Nova Iguaçu, Cremilson cresceu no mundo do samba. Entre 2009 e 2015, ele teve passagens na Marquês de Sapucaí defendendo as cores do Império Serrano e da Portela. Mas o grande momento do intérprete veio no ano seguinte, em sua estreia pela Mangueira, quando conquistou junto à Verde e Rosa o título do carnaval.

“Cantar na Sapucaí é uma sensação maravilhosa, mas essa apresentação no Parque do Vulcão vai ser mágica. Posso garantir que será uma manhã muito emocionante”, afirma “Bico Doce”, revelando que participa continuamente de uma roda de samba no sítio Quilombo da Marambaia, em Tinguá. “Esta experiência de tocar em meio à natureza é ótima, pois tenho uma grande preocupação com o meio ambiente. As pessoas precisam pisar naquele parque e entender que é um lugar mágico e que necessita ser preservado”, alerta.

O “Música na Natureza” tem o objetivo de fomentar o turismo em Nova Iguaçu, apresentando para quem vem de fora e também para aqueles que moram no município, as belezas e a riqueza natural da cidade. O primeiro evento do projeto foi realizado em março do ano passado e desde então já promoveu apresentações de música clássica, chorinho, jazz, orquestra sinfônica e até um tributo ao cantor Emílio Santiago.

Parque do Vulcão é opção de lazer para o carnaval

Quem mora na Baixada Fluminense e não quer enfrentar os grandes congestionamentos, comuns no feriado de carnaval, tem uma boa opção de lazer: o Parque do Vulcão. Um dos pontos mais procurados na unidade é o Caminho das Águas, onde há 11 cachoeiras, entre elas a Janela do Céu, Esmeralda e Véu da Noiva, onde é permitida a prática de rapel. Outro local que vai agradar aos adeptos deste esporte é a Pedra da Contenda. Há ainda o Vulcão de Nova Iguaçu, onde está localizada a rampa de voo livre. O parque também é propício para a prática de atividades físicas como trekking e mountain bike.

Tantas opções de lazer têm feito a procura pelo parque crescer a cada ano. Em 2016 a unidade recebeu 7.600 visitantes. No ano passado o número de frequentadores saltou para 27.226, um aumento de 258%. O crescimento também é explicado pelas melhorias realizadas pela Prefeitura na infraestrutura do local, especialmente com o aumento do efetivo da Guarda Ambiental Municipal, que gerou maior sensação de segurança, e as ações de preservação do meio ambiente, além de promoção de eventos esportivos e culturais.

O acesso ao Parque do Vulcão é pelo bairro Caonze. O local fica aberto ao público de terça a domingo, das 8h às 16h. Para agendar atividades no local, basta fazer o pedido através do e-mail: parquemunicipal@gmail.com.

SERVIÇO:

Evento: Música na Natureza

Local: Parque do Vulcão (Estrada da Cachoeira, Caonze)

Data: 24 de fevereiro

Classificação: livre