Programa Municipal de Artesanato da Prefeitura de Nova Iguaçu cadastra mais de 450 artesãos

Mais de 450 artesãos iguaçuanos moradores na cidade se cadastraram no Programa Municipal de Artesanato da Prefeitura de Nova Iguaçu. O atendimento, que começou no dia 20 de janeiro, terminou, nesta sexta-feira (14), na sede da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG). A avaliação para demonstrar aptidão para o artesanato acontece até o dia 21. Eles se juntam aos outros mais de mil artesãos já certificados pela fundação.

Os aprovados receberão certificado e credencial para trabalhar nos eventos promovidos pela FENIG, além uma carteira que lhes dará descontos de até 20% na compra de matérias-primas para a fabricação de seus produtos. A entrega das carteirinhas acontece no dia 1º de abril, na Casa do Professor.

“O grande número de artesãos que compareceu para se cadastrar mostra a importância do Programa Municipal de Artesanato na geração de renda para esses profissionais e suas famílias. São muitos benefícios para esses trabalhadores como a participação nas feiras, eventos, descontos nas lojas parceiras e cursos que qualificam ainda mais esses profissionais de Nova Iguaçu”, destacou o presidente da FENIG, Miguel Ribeiro.

As amigas Renata Patrícia de Oliveira Nascimento, de 45 anos, e Dalva Aparecida Souza e Silva, de 55, deixaram para se cadastrar no último dia de inscrição. Elas estão confiantes que após receberem a carteirinha suas carreiras vão decolar.

“Trabalho com biscuit há 5 anos e quero me profissionalizar, melhorar minhas técnicas. Com descontos na carteirinha, vou comprar produtos com desconto e economizar. Dá para garantir uma renda extra. Agora estamos levando a carreira ainda mais a sério, me tornando uma artesã de verdade”, garantiu Renata.

Já Dalva quer expandir seus produtos para outros locais.

“Quero torná-los mais conhecidos e que sejam consumidos por pessoas de outros municípios e estados. Seria meu sonho”, afirmou.

Moradora do bairro de Jardim Nova Era, Eliane dos Santos Silva Werneck, de 38 anos, que trabalha com feltro, passou no exame de aptidão e comemorou.

“Faço bonecas e bichinhos. Esse cadastro vai possibilitar que eu divulgue mais o meu trabalho e participe de feiras. Vou ter aumento na renda”, contou.

O artesanato é um forte elemento cultural, que, além de estimular a economia local, é opção de trabalho e fonte de renda para diversas famílias. O Programa Municipal de Artesanato de Nova Iguaçu reúne artesãos do município com atividades em feiras de artesanato coordenadas pela FENIG. Além de contribuir para o aperfeiçoamento das competências técnicas inovadoras para ampliar mais a dinâmica do processo econômico do município.

Em 2017, no primeiro ano de existência do Programa, foram cadastrados 277 artesãos. Em 2018, foram 282 e, em 2019, outros 520, somando mais de mil artesãos e trabalhadores manuais devidamente cadastrados, avaliados e credenciados. Dentre esses, cerca de 600 participaram das feiras que acontecem regularmente na Praça Rui Barbosa, Praça Antonia Flores, TopShopping, Morro Agudo e KM32.

Além das feiras, são oferecidos aos artesãos cadastrados cursos e oficinas de capacitação e aperfeiçoamento de suas técnicas de trabalho e venda. Todos os anos, eles são enviados para grandes eventos e encontros estaduais e nacionais, como a Rio Artes Manuais e a Mega Artesanal, que acontece em São Paulo. Outro ponto a se destacar em relação aos benefícios do cadastro no Programa são os descontos em lojas do segmento, sendo elas a Caçula, a Santos e a Samira, oferecendo descontos de até 30% nas compras de matérias-primas e equipamentos para confecção de seus produtos.