‘Aqui Tem Um Livro’ é realizado em bairros de Nova Iguaçu

A esteticista Luciana Ribeiro, de 28 anos, deixava as dependências da Prefeitura de Nova Iguaçu quando se deparou com o livro: ‘Murilo, Cecília e Drummond: 100 anos com Deus na poesia brasileira’, deixado no balcão do atendimento do local. Sem hesitar, ela pegou o livro e levou para casa para presentear um parente. A jovem e outras 19 pessoas foram contempladas nesta segunda-feira (21) pela ação ‘Aqui Tem Um Livro’, do projeto “Livros para voar”, que está dentro do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita do município, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG).

A ideia é ‘esquecer’, literalmente, os livros em pontos diversos da cidade para que alguém encontre e leve a publicação para ler. Ao longo de todo o dia, 20 exemplares de publicações variadas foram colocados em diferentes locais de Nova Iguaçu.

“Estava passando e fui surpreendida com este livro no balcão. A ideia é muito bacana, pois é importante estimular a leitura, ainda mais em tempos do uso constante das redes sociais. Gosto de ler, mas este livro será dado como presente a minha madrinha que é argentina, mas ama literatura brasileira. Ela vai ler em uma semana e deixará em algum ponto para que outras pessoas também tenham acesso à leitura”, contou Luciana.

Quem encontrar o livro, após aproveitar a leitura, e depois, pode “esquecê-lo” em algum local da cidade para que outra pessoa desfrute do prazer de ler. Em 2018, 140 pessoas foram alcançadas pela ação. Os livros contém um marcador com a logo do projeto e um adesivo com as instruções sobre a ação para fortalecer a circulação das publicações.

A distribuição desta segunda começou pela Escola Municipal Jaceruba, em Tinguá, com o livro “Os sonhos não envelhecem – histórias do Clube da Esquina”, de Márcio Borges. Os livros ainda foram ‘esquecidos’ em outras localidades da cidade, como os bairros da Posse, Vila de Cava, Miguel Couto, KM 32, Caonze, Cabuçu e Comendador Soares.

“O projeto ‘Aqui tem um livro’ é muito importante não só pelo incentivo à leitura, mas também para promover a circulação das obras. É democratizar o conhecimento. Essa é a ideia motora do projeto”, afirmou o presidente da FENIG, Miguel Ribeiro.

O Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita recebe doações de livros. Quem quiser desapegar pode doar à FENIG. Basta ligar para o telefone 97215-1908.

A FENIG pede a quem encontrar alguma das publicações com o selo do projeto ‘Livros para Voar’ e o marcador de livros, que fotografe e compartilhe em redes sociais, marcando a fundação, ajudando assim, a mesma a promover a circulação de livros e o projeto pela cidade.

SERVIÇO:

Onde entregar o livro: Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG): Rua Governador Portela, 812, 2º andar, Centro de Nova Iguaçu.

Qual dia? De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Contato: 97215-1908