Artesãos de Nova Iguaçu participam da maior feira do setor na América Latina

O próximo dia 6 de agosto será um dia duplamente especial para Zuldan Camisti, moradora do Jardim Iguaçu. Ela vai comemorar 65 anos participando da Mega Artesanal 2019, a maior feira de artesanato da América Latina. O evento acontece em São Paulo. Pelo terceiro ano consecutivo, artesãs e artesãos de Nova Iguaçu estarão presentes na Mega Artesanal. Uma participação que cresce a cada evento. Em 2018, foram 80 artesãos. Este ano, são 130. Resultado de um trabalho que reúne o talento dos profissionais do setor da cidade e o apoio, o estímulo e o fomento do Programa Municipal de Artesanato da Prefeitura de Nova Iguaçu, criado pela FENIG – Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu.
“A Mega Artesanal vai ser uma ótima experiência porque fico atualizada, me recicla. Eu posso ver novas tendências, materiais e técnicas. O trabalho só cresce”, afirma Zuldan, que expõe suas criações na feira de Morro Agudo e na Praça Antônia Flores, organizadas pela FENIG. Casada e mãe de dois filhos, ela cria em tricô e tecido, gorros, cachecóis e tapetes e ainda realiza a costura criativa produzindo portas-celulares, portas-moedas e o que mais surgir como ideia. Além do reforço na renda familiar, o artesanato proporcionou um novo estímulo para a vida de Zuldan, após perder a mãe doente. O artesanato a ajudou a superar a tristeza com a perda familiar.
A Caravana FENIG na Mega Artesanal contará com três ônibus que vão sair da Praça Rui Barbosa, no Centro de Nova Iguaçu, às 23h30 do dia 05/08. Sorte de quem estiver no ônibus de Zuldan que vai levar bolo para comemorar o aniversário. O presidente da FENIG Miguel Ribeiro destaca a experiência ímpar dos artesãos que estarão representando a cidade no megaevento.
“É a maior feira do setor na América Latina e conta com a participação da Indústria, do Comércio e dos Ateliês. Nossos artesãos terão uma experiência única de conhecimento. Os participantes vão trazer muitas novidades para o nosso município”, afirma Miguel Ribeiro.
O Programa Municipal de Artesanato da Prefeitura de Nova Iguaçu começou em 2017 com 277 artesãos cadastrados, avaliados e credenciados. Hoje são mais de 1.000 artesãos do município estimulando a economia da cidade nas feiras de artesanato coordenadas pela FENIG. Através de um sistema de qualificação de cunho social e profissional, o programa cria uma rede de integração entre os artesãos e articula o desenvolvimento sustentável e a inclusão econômica e cultural. Além da geração de renda para as famílias, estimula o empreendedorismo. Os artesãos cadastrados participam de cursos e oficinas de capacitação e aperfeiçoamento de suas técnicas de trabalho e renda fomentando o desenvolvimento econômico da cidade. E mais. Os artesãos cadastrados têm benefícios como descontos na compra de matérias primas e equipamentos para confecção de seus produtos em lojas parceiras especializadas.
A Mega Artesanal é uma feira que conta com a participação de artesãos, confeiteiros, da Indústria, do Comércio e dos Ateliês. Milhares de demonstrações e cursos são oferecidos, além dos lançamentos de equipamentos, matérias primas e exposições.