Fenig cadastra 500 artesãos e inicia segunda etapa na próxima segunda-feira (6)

Começa na próxima segunda-feira (6) a segunda etapa do processo de cadastramento dos artesãos de Nova Iguaçu. Os cerca de 500 novos artesãos cadastrados no Programa Municipal de Artesanato, até a última terça-feira (30), passarão por avaliação realizada por representantes da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig) e da Secretaria Municipal de Cultura. A ação acontece até o dia 17 de maio e visa verificar se o candidato tem conhecimento das técnicas artesanais, que sinalizou na primeira etapa.

O período de avaliação será dividido entre os dias 6, 08, 10, 13, 15 e 17, em dois turnos, pela manhã, a partir das 10h30, e à tarde, a partir das 14h30. Serão cerca de 40 artesãos atendidos, por turno, um total de 80 por dia. O trabalho será feito na sede da Fenig, na Rua Governador Portela, 812, 2º andar. Esta avaliação não é eliminatória, serve apenas para obter informações sobre o trabalho do cadastrado.

Cada artesão deverá levar duas peças, uma pronta e uma semi-pronta, da mesma técnica, para terminar na avaliação. Neste dia, os interessados em expor nas Feiras de Artesanato deverão sinalizar seu interesse. Ao final da avaliação, os participantes receberão um comprovante de que cumpriram a segunda etapa e estarão aptos a participar da palestra com o SEBRAE, terceira etapa do processo, que contribui para a qualificação dos artesãos.

“Esse número de cadastrado mostra a potência do artesanato iguaçuano. Agora vamos para a segunda fase que é avaliação dos trabalhos. O Programa Municipal de Artesanato é referência no estado com mais de 1.200 pessoas cadastradas. Temos feiras de terça a domingo no município e atingimos mais de 200 pessoas semanalmente”, explica o presidente da Fenig, Miguel Ribeiro.

O objetivo do cadastramento no Programa Municipal de Artesanato é reunir artesãos do município, desenvolvendo um sistema de qualificação de cunho social e profissional. A cidade já contava anteriormente com 700 artesãos cadastrados. A atividade é considerada como grande fonte de geração de renda e vem cada vez mais ganhando espaço no município.