‘Aqui tem Livro’ tem início em Nova Iguaçu

“Um Homem de Sorte”, de Nicholas Sparks, “12 Semanas para Mudar Uma Vida”, de Augusto Cury, “Poemas Itinerantes”, de Agnaldo Silva Amorim, “O Albatroz Azul”, de João Ubaldo Ribeiro, foram alguns dos exemplares de livros deixados em pontos estratégicos de Nova Iguaçu, nesta quarta-feira (20), no primeiro dia do projeto ‘Aqui Tem Livro’. A ideia da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig) é ‘esquecer’, literalmente, 20 livros em pontos diversos da cidade em todo dia 20 de cada mês. O projeto é uma das ações do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita em prol da construção de um município como uma cidade leitora.

“Esse projeto é uma forma de incentivo à leitura. Vamos deixar os livros em locais onde a pessoa vai passar e avistar o exemplar, como praças e shopping. Ela pode ser uma multiplicadora, pois vai ler o livro e repassar a outros. Todos saem ganhando e vão praticar ainda mais a leitura”, afirmou o presidente da Fenig, Miguel Ribeiro.

Os livros são adesivados com as instruções e a logo do projeto, além de cada um conter também um marcador. Em 2018, o projeto foi um sucesso e agora, em 2019, ele retoma suas atividades com uma característica diferencial: as nove Unidades Regionais de Governo (URG) da cidade serão contempladas com a ação. No ano passado foram distribuídos aproximadamente 140 livros.

Nesta quarta-feira os exemplares foram deixados na Prefeitura, nas praças do Caonze, Miguel Couto, Vila de Cava, Tinguá, São Jorge e do Zé Duro, na Universidade Rural, no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-campus Nova Iguaçu), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Botafogo e Centro de Referência e Assistência Social (Cras) de Marambaia.  Quem quiser doar um livro para o projeto deve ir até a Fenig, na Rua Governador Portela, 812, Centro de Nova Iguaçu, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (3540-0321). A partir de 30 exemplares, um representante da Fenig pode ir até o local para receber a doação.