Cerca de dois mil livros doados em ações sociais em Nova Iguaçu

“Gosto de ler a Branca de Neve, a Bela e a Fera, Rapunzel e Chapeuzinho Vermelho. Para minha bonequinha chamada Helena estou contando a historinha da Turma da Mônica. Ler me faz muito feliz”. A emoção é da pequena Rafaely de Souza dos Santos, de apenas 5 anos, que durante a última edição do #EuSouNovaIguaçu, em Miguel Couto, foi uma das centenas de pessoas que receberam a doação de um livro na tenda montada pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig). A doação faz parte do projeto “Livros para Voar” e nas seis edições do evento e duas do ‘Prefeitura Presente’, onde são oferecidos serviços de saúde e assistência social, foram distribuídos cerca de dois mil livros. Outros 100 exemplares foram doados nas ruas da cidade, através do ‘Aqui tem Livro’.
A ideia do projeto ‘Livros para Voar’ é incentivar a leitura e a escrita. São doados diversos tipos de livros, de didáticos e infantis, aos religiosos e de literatura, disponíveis a toda a população. A doação vai continuar acontecendo no próximo ano. Os exemplares são obtidos em editoras, escolas e doações de pessoas.
“Vim trazer minha filha pra brincar no #EuSouNovaIguaçu e logo ficou encantada pelos livros. Leio para ela todos os dias e está aprendendo agora a tomar gosto pela leitura e a juntar as letrinhas e as sílabas. Incentivo ela lendo uma história todas as noites, antes de dormir. Daqui a pouco a Rafaely vai ler sozinha. Vai ser importante para a educação dela, vai adquirir mais conhecimento e se expressar melhor”, acredita Tamires dos Santos, mãe de Rafaely.
Diretor Técnico da Fenig, André Porfiro, afirmou que novidades estão por vir no próximo ano. “Chegou a hora de ampliarmos nossa atuação e queremos que a população faça parte dessa história”, contou. A Fenig planeja implantar uma espécie de totem, que imita um livro com um marcador ilustrado com a logo do projeto, em diversos locais da cidade. Nesta nova configuração do “Aqui Tem Livro”, que é uma ação do ‘Livros para Voar’, as pessoas vão poder pegar e também deixar seus exemplares nesta caixa, pois assim sempre haverá novidades e os livros poderão circular no município.
O Presidente da Fenig, Miguel Ribeiro, pretende ampliar o “Aqui Tem Livro” para diversos bairros, descentralizando os serviços. “Precisamos em 2019 atingir mais pessoas e principalmente aquelas que não têm acesso às bibliotecas ou livrarias”, disse ele.

loker situbondo https://suaralama.info/